O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (25) que não participa das articulações envolvendo uma possível composição entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos para as eleições de 2026 em Mato Grosso. Durante entrevista coletiva, o gestor disse que optou por se manter concentrado na administração da Capital e evitou comentar as negociações políticas que vêm sendo debatidas nos bastidores.
Questionado sobre rumores de uma eventual aliança entre as duas legendas, que poderia alterar o cenário da disputa pelo Governo do Estado, Abilio afirmou desconhecer qualquer negociação.
"Eu não estou participando dessas articulações e eu não tenho me envolvido nisso. Então, eu não posso opinar. Como eu decidi fazer um papel mais institucional e ficar mais na gestão da Prefeitura e não me envolver na campanha de nenhum dos candidatos, eu acabei me distanciando dessas articulações políticas. Então, se elas estão acontecendo, eu desconheço."
Apesar de evitar posicionamento sobre as conversas entre os partidos, o prefeito deixou claro que permanecerá alinhado às decisões do PL durante o processo eleitoral.
"Todos sabem que eu sou do Partido Liberal e eu não farei manifestação contrária ao Partido Liberal. Eu fui eleito pelo PL. Quando fui candidato a prefeito, tive o apoio do PL."
Abilio lembrou que outras siglas só declararam apoio à sua candidatura no segundo turno das eleições municipais e afirmou que não pretende contrariar a legenda à qual é filiado.
"Muitos outros partidos dos quais eu tenho amigos só me apoiaram no segundo turno. Eu não vou trair o meu partido na decisão do partido. Posso até não fazer uma manifestação favorável conforme o partido deseja, mas também não farei uma manifestação contrária à manifestação do partido."
O prefeito também comentou sua relação com os principais nomes cotados para disputar o Governo do Estado em 2026. Segundo ele, mantém amizade com o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), mas também afirmou ter respeito pelo senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato da legenda.
"Vou respeitar a decisão do meu partido. Tenho relacionamento com todos os candidatos, no caso, tanto o Pivetta quanto o Wellington Fagundes. Não vou desrespeitar nenhuma das duas candidaturas."
Na sequência, Abilio voltou a destacar a relação pessoal que possui com o governador, mas reforçou que isso não mudará sua postura institucional.
"Todo mundo sabe da minha amizade com o Pivetta, uma amizade de bom tempo e o quanto eu tenho carinho e apreço por ele. Mas todo mundo sabe do meu respeito com o Wellington Fagundes também e eu não vou desrespeitá-lo, nem desrespeitar o partido na sua decisão."
Embora tenha evitado antecipar qualquer posicionamento sobre a sucessão estadual, Abilio reforçou que sua prioridade, neste momento, é a gestão da Prefeitura de Cuiabá.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








