O analista político João Edisom disse ao HNT TV Entrevista disse que a têndência do governador Mauro Mendes (União Brasil) é de crescer no primeiro voto ao Senado. Segundo, ele as eleições anteriores apontam que os governadores perdem quando é feita a soma do segundo voto. Uma das "vítimas", conforme João Edisom, foi o ex-governador Dante Oliveira. O analista ainda pontuou que apenas o barão do agro, Blairo Maggi (PP), obteve sucesso no segundo voto.
De acordo com João Edisom, esse cenário se deve ao fato de que o primeiro voto é aquele de convicção. O analista explicou que o eleitor deixa como segunda opção, o candidato que tem identificação, mas que não é a prioridade da sua lista.
"O segundo voto ele é meramente afetivo. Não existe dois votos de convicção", falou João Edisom. "Se eu fosse o Mauro, eu iria contando como que eu vou crescer no primeiro voto. O segundo voto vem depois", opinou.
Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (18) indica Mendes liderando com folga em todos os cenários estimulados, superando os adversários. O próximo ano será de renovação de duas vagas por estado no Senado. Mauro pontuou com tem 65,6%. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) foi a segunda colocada com 36,4%.
Mendes também liderou as intenções de voto na pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada em 28 de novembro pelo portal CNN Brasil. O governador obteve 34% contra 19% de Janaina. Essa pesquisa usa o critério da média artimética do primeiro e segundo voto de cada candidato.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






