O deputado federal Emanuelzinho (MDB) disse que vai conversar com a presidente do partido em Mato Grosso, Janaina Riva (MDB), sobre a orientação da nacional para que o partido caminhe com o PL. Caso Janaina defenda a coalizão, Emanuelzinho aceitará o convite do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para se filiar ao PSD. O deputado falou que sua saída do atual é partido é natural, uma vez que Janaina tem intenção de se aproximar do PL para compor aliança ao Senado.
"Acho que há o interesse de fazer a articulação do palanque do PL em virtude de Jananina estar buscando um palanque que possa se afirmar. Acho que é muito natural que eu migre para o PSD conforme as coisas estão acontecendo", falou Emanuelzinho à Rádio Cultura nesta sexta-feira (3).
LEIA MAIS: Léo Bortolin diz que Baleia Rossi orientou MDB a caminhar com PL em MT
O pai do deputado, o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, já está no partido de Fávaro. Ele assinou a carta de filiação no PSD após o acerto interno no MDB para que Janaina assumisse a presidência. Janaina fez campanha contra Emanuel à reeleição a prefeito em 2020 e a Domingos Kennedy (MDB), sucessor de Emanuel em 2024. Janaina também fez diversas declarações sobre ser favorável que o grupo do ex-prefeito esvaziasse o diretório do partido em Cuiabá.
A relação espinhosa de Emanuel com Janaina lança contribuí para saída de Emanuelzinho. No entanto, o deputado não confirma que assumirá esse caminho.
"Depende. Primeiro tenho que saber se o MDB quer a minha presença. Preciso entender o posicionamento do partido, a gente tem que se posicionar de um lado. A história do MDB é da democracia, do estado democrático de direito. O MDB está flertando com o PL e isso contraria a história do MDB e tudo o que eu acredito", disse.
Enquanto o MDB revê o seu posicionamento ideológico, o PSD segue firme à esquerda, alinhado com o presidente Lula (PT). Esses fatores tornam o diálogo com a sigla mais interessante a Emanuelzinho, um dos vice-líderes de Lula na Câmara dos Deputados.
"Já recebi oficialmente o convite do ministro Fávaro. O MDB pode ir. Depende muito da liberdade que vou ter para defender o que acredito ao lado da democracia. Se não, tenho que caminhar com aquilo que eu acredito", finalizou Emanuelzinho.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.