Política Segunda-feira, 05 de Setembro de 2011, 12:16 - A | A

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2011, 12h:16 - A | A

MUDANÇAS

Chico Galindo confirma nomes e secretário de Saúde pede para sair

Prefeito de Cuiabá inicia reforma no staff e exige que novos secretários permaneçam nos respectivos cargos até no fim do mandato, em dezembro de 2012

NOELMA OLIVEIRA

Mayke Toscano/Hipernotícias

Prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, exige que secretários não saiam do Executivo para disputar eleição

Conforme o Hipernotícias antecipou, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), anunciou no final da manhã desta segunda-feira(5), os nomes dos novos secretários que vão compor seu staff.

A surpresa foi a saída do secretário de Saúde, Antônio Pires, que pediu exoneração para tratar de assuntos pessoais. Lamartine Godóy assume interinamente essa Pasta.

Para a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), quem assume é o ex-secretario de Esporte e Cidadania, Moisés Dias. Em seu lugar, assume o professor de Educação Física, João Bosco Cruz.

Na secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento foi nomeada Regina Kaiser Figueiredo. Silvio Fidelis assume a secretaria de Governo, já Marcio Puga vai para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Ainda como titular na secretaria de Infraestrutura quem assume é Lécio Monteiro. A secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, o titular é Eldo Gattas.

No total foram sete secretarias com titulares substituídos. Apenas a secretaria de saúde, o titular pediu para deixar pasta.

Nesta manhã Galindo ainda tinha dúvidas com relação ao substituto de Silvio Fidelis na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Mas no final da manhã, Fidelis foi remanejado à Infraestrutura, que está sendo comandada interinamente pelo secretário-adjunto Quidalguro Fonseca. Ele está no cargo há quase um mês, após a saída do vereador Paulo Borges (PSDB) da secretaria para retornar à Câmara.

A presidência da Sanecap, que está sem titular desde quarta-feira passada, o indicado é o secretário de Esportes e Lazer, Moisés Dias. O então presidente da Sanecap, Aray Fonseca (PTB), desgastado com o processo de privatização - aliado à uma série de denúncias feitas pelo vereador Deucimar Silva (PP) - se demitiu para assumir uma vaga de deputado estadual em substituição a Luiz Marinho (PTB), que se licenciou da Assembleia Legislativa para tratamento de saúde. O parlamentar, que é paraplégico, está com problemas na coluna e no rim.

Galindo quer manter o futuro secretariado até dezembro de 2012, quando termina o seu mandato. O prefeito tem o compromisso dos assessores de que não se afastarão do cargo para disputar qualquer mandato eletivo na próxima eleição municipal.

Com esta meta, o prefeito também evita polêmica com os vereadores, que temem o favorecimento da máquina pública para ser utilizado em campanha eleitoral.

RESISTÊNCIA 

Galindo enfrentou resistência ao nome de Dilemário Alencar para a Secretaria de Governo, uma pasta eminentemente de interlocução com o Poder Legislativo e também internamente com os demais secretários. Segundo informações, há rusgas de vereadores com Alencar, que permanece na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

CORINGA

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Élton Gattas, é um dos nomes que está sendo trabalhado nos bastidores para ocupar uma Secretaria. Ele inclusive pode ser indicado para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Neste tabuleiro, sobraria para Lamartine Godoi a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

SECRETARIA QUEM DEIXA QUEM ENTRA
 Assistência Social e Desenvolvimento Humano  Mário Lúcio Guimarães  Regina Kaiser Figueiredo
 Esportes e Cidadania  Moisés Dias  João Bosco Cruz
 Desenvolvimento Urbano  Silvio Fidelis  Márcio Puga
 Governo  Lamartine Godoi  Silvio Fidelis
 Infraestrutura  Quidalguro Fonseca  Lécio Monteiro
 Meio Ambiente e Assuntos Fundiários  Lécio Monteiro  Eldo Gattas
 Saúde  Antonio Pires  Lamartine Godoi
 Sanecap  Aray Fonseca*  Moisés Dias

* Aray Fonseca deixou a Sanecap e assumiu uma vaga de deputado estadual

Atualizada às 13h15

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros