O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro definiu o deputado federal José Medeiros (PL) e o governador Mauro Mendes (União Brasil) como os candidatos ao Senado na chapa à majoritária em 2026. Porém, Costa Neto, disse que em Mato Grosso há um "problemaço", uma vez que partido formou consenso pelo senador Wellington Fagundes (PL) para disputar o governo, e WF defende a construção de aliança com o MDB, sigla de centro, que diáloga com o presidente Lula (PT), e tem a nora do senador, a deputada Janaina Riva (MDB) como pré-candidata ao Senado.
O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, havia sinalizado que esse "nó tático" caberia a Valdemar solucionar. Costa Neto, por sua vez, garantiu que a situação será resolvida.
LEIA MAIS: Ananias diz que cabe a Valdemar desatar 'nó tático' que se formou em Mato Grosso
"Em Mato Grosso, Wellington Fagundes deve ser candidato. Mas temos um problemaço para resolver com os senadores e vamos resolver", falou Valdemar Costa Neto à Jovem Pan News nesta segunda-feira (15).
Costa Neto destacou o desempenho de Janaina Riva nas pesquisas ao Senado. Segundo ele, a nora de Wellington Fagundes "está muito bem" nas simuladas, aparecendo como preferência ao segundo voto. Mauro é a opção da maioria para o primeiro voto. Enquanto isso, José Medeiros, segue na 'lanterna'.
Os dados apontam que o "problemaço" do PL vai além das bandeiras ideológicas. Considerando os dados recentes e que estarão em jogo duas cadeiras da bancada de MT no Senado em 2026, Mauro e Janaina seriam eleitos se as eleições fossem nesta temporada. Isso, sem considerar os votos que puxados por Jair Bolsonaro como cabo eleitoral de Mendes e Medeiros.
"O Bolsonaro já escolheu os dois. Ele quer apoiar o Mauro e Zé Medeiros. Mas temos um problema com o pessoal do MDB. A nora de Wellington Fagunfes, nosso senador, está muito bem nas pesquisas para senadora", concluiu Costa Neto.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.