O deputado estadual Baiano Filho e o prefeito de Sinop, Juarez Costa, duas das principais lideranças do PMDB de Mato Grosso e que até pouco tempo se diziam amigos, resolveram por fim ao clima de paz amor e agora, em véspera de ano eleitoral, viraram rivais políticos.
Sinal claro desse racha dentro do maior partido do Estado foi o irritado discurso de Baiano Filho nesta semana, direto da tribuna da Assembleia Legislativa.
Para o parlamentar, a mando de Juarez, o apresentador de TV e ex-vereador de Sinop, Gilson de Oliveira, tem tecido críticas sistemáticas à atuação do deputado em prol daquele município.
O estopim teria sido assuntos relacionados à Segurança Pública, onde Oliveira, conforme Baiano, teria questionado onde estão os deputados estaduais que representam o município.
|
“Infelizmente eu não tenho bola de cristal, seu irresponsável, moleque. Me informa onde está o problema que eu vou correr atrás, como tenho feito”, expôs o deputado.
Ele reclamou que esse tipo de crítica “acaba manchando aquela vontade da sociedade que diz para o governo que não dá mais para esperar por concurso público para resolver a falta de efetivo (policial)”.
TOM CRÍTICO
O fato de Juarez Costa não ter telefonado “aos homens que representam aquela cidade nessa Casa, se chama falta de caráter”.
O prefeito agiu com deselegância, ainda segundo Baiano, que também afirmou que Juarez Costa é um dos donos da TV Capital, afiliada da Rede Record.
Gilson, hoje filiado no PSD, e que já foi suplente de deputado estadual, seria o candidato do prefeito à disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014.
Thaisa Schenatto/Assecom Sinop |
Deputado afirma que prefeito de Sinop, Juarez Costa é ingrato e acirra ânimos para disputa do ano que vem |
“Talvez as eleições do ano que vem já preocupam algumas pessoas”, ironizou o parlamentar.
Ao passo que ia discursando, as críticas de Baiano iam ficando mais contundentes, ao ponto de o deputado fazer menções ao passado de Juarez, que assim como o próprio deputado e como Gilson de Oliveira, emergiram do rádio para a política.
“Aquele moço que está hoje lá comandando a minha cidade é o mesmo moço que dizia em seus programas de rádio, quando era apenas um locutor, que nunca seria político e que ao mesmo tempo batia nos prefeitos para o acerto posterior, que ajudei a eleger deputado e que trai as pessoas”, disparou Baiano.
Juarez Costa foi deputado estadual eleito em 2006. Em 2008 se elegeu pela primeira vez prefeito de Sinop, se reelegendo em 2012.
Além de Baiano Filho, têm base eleitoral em Sinop o deputado estadual Dilmar Dal´Bosco (DEM) e o deputado federal e ex-prefeito Nilson Leitão, os dois últimos, opositores de Juarez.
O deputado Baiano finalizou suas críticas ao prefeito reclamando de que “não dá pra suportar tanta covardia, tanta ingratidão e tanta falta de responsabilidade”.
E em tom de desabafo, mas ainda raivoso completou: “ Não é esse comportamento de moleque que vai manchar minha história por Sinop. Nada melhor do que um dia após o outro com uma noite no meio”.
APOIADO
Dilmar Dal´Bosco aparteou o colega Baiano, se solidarizando em todas as críticas feitas pelo peemedebista.
Para o deputado, Juarez Costa se porta como “salvador da pátria” e o governador Silval Barbosa deveria “ter mais respeito” com os deputados estaduais até pelo fato de o chefe do Executivo estadual já ter ocupado cadeira no legislativo.
Sem poupar elogios, Dal´Bosco emendou que Baiano Filho tem sido um deputado exemplar e que ambos têm trabalhado, inclusive, conjuntamente, em ações e reuniões em prol de Sinop, como em encaminhamentos junto à Associação Comercial, CDL, Câmara Municipal etc.
OUTRO LADO
Tanto o prefeito Juarez Costa, como o secretário de Comunicação da Prefeitura de Sinop, José Pedro Serafim, o Pedrinho, foram procurados pela reportagem por diversas vezes por telefone, durante dois dias.
Mas, as ligações caíram direto na caixa posta, onde foram deixados recados solicitando retorna das ligações, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.
Mas o HiperNotícias conseguiu falar com o Antonio Góes, diretor da TV Capital de Sinop.
Ele negou com veemência que Juarez Costa seja sócio da emissora ou que tenha qualquer relação deliberativa junto à empresa, que teria três sócios: Zeno Nicolau Schneider; Teodoro Lopes, o Dóia, e ele próprio, Antonio José de Góes. “Mas quem responde pela televisão sou eu”, diz.
Assecom Sinop |
Prefeito Juarez Costa tem apoio do governador Silval Barbosa. Eles e o deputado Baiano têm em comum o PMDB |
Já sobre a alegação feita por Baiano de que Gilson fez as críticas em comum acordo com o prefeito, o diretor da emissora alegou que o parlamentar está preocupado com a eleição dele, porque contratou "o Gilson, que deixou de ser vereador para apoiar o Juarez e o próprio deputado Baiano Filho, que era do PMDB e não apoiou o Juarez, do mesmo partido dele”.
COBRANÇAS
A gota d’água para que Baiano usasse a tribuna do legislativo estadual para disparar as críticas ao prefeito, foi de fato um comentário feito por Gilson de Oliveira em seu programa de TV.
“O Gilson de Oliveira é o nosso funcionário e só porque o Gilson perguntou cadê os deputados, o Baiano acha que não pode cobrar dele. Um cara que vive mais no Araguaia do que em Sinop”, responde Antonio Góes, ao emendar que o deputado tem medo que Gilson dispute as eleições no ano que vem.
“O Baiano acha que levei o Gilson pra minha TV para disputar contra ele. Ele não tem esse direito. Ele acha que Sinop é currutela e que só ele tem esse direito de ser candidato”, acrescenta.
Já quanto a Dilmar Dal´Bosco, Góes diz que o democrata está no papel dele, que é o de fazer oposição a Juarez Costa, que nas eleições de 2012, derrotou Dilceu Dal´Bosco, irmão de Dilmar, na disputa pela prefeitura sinopense.
“Se eu fosse o Juarez entraria contra o Baiano no conselho de ética do PMDB. Ele é um deputado que só vive no Araguaia, falando borracha na tribuna. Ele nem sabia que o governador estava fazendo ações de segurança em Sinop, pois o Baiano só vive no Araguaia e ele só quer aparecer na hora da foto”, ironiza a compara Góes.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Mário Jango 08/04/2013
Coitada de Sinop com uns "representantes" desses... Quem é baiano filho meu Deus...!
Paulo Germano 07/04/2013
Esta dupla, Baiano e Dilmar se merecem. Não fizeram absolutamente nada por Sinop até agora em seus mandatos. Devem si terem feito para eles. Os dois não tem moral para falar do Juarez que em 4 anos mudou a cara deste cidade e sem ajuda nenhuma deles. Cade as emendas destes deputados, onde estão? Esta é a pergunta. O Baiano é deputado graças ao Juarez que o apoiou nas últimas eleições e foi traido por ele na eleição para prefeito. Baiano apoiou o Dilceu por debaixo dos panos.É só buscar o passado deste deputado, porque o histórico politico dele é feito de traições. A inveja é coisa feia deputado. Se o Juarez tem moral com o governador e com outros deputados em Cuiabá, é mérito dele.O Baiano este morrendo de ciúme do Juarez, Gilson e do Silvano Amaral que vai ser o candidato do grupo a deputado estadual e o Baiano vai ter que rebolar para se reeleger. Lamentável e muito triste a atitude deste deputado que deveria estar na tribuna defendendo os interesses do povo de sua cidade e região e não falando da vida particular dos outros. Quem tem telhado de vidro não atira pedras deputado, e o seu telhado é grande heim.
Carlos Vilagge 07/04/2013
Este Baiano Filho é um traira e mau caráter. Ele e a esposa dele, ex-vereadora já sacanearam o Juarez várias vezes. Não tem moral para falar de ninguém. O cara é deputado a 3 aos e ainda não fez nada pela cidade. Foi o mais votado em Sinop graças ao apoio do Juarez. É um ingrato e invejoso. O Juarez é amigo pessoal do governador e viabiliza as coisas com mais facilidade para Sinop. Este deputado é uma decepção. O PMDB tinha que expulsar e cassar ele. Se eu fosse o Juarez eu metia um processo neste Baiano e fazer ele provar as calúnias que disse. Vai deputado para o Araguaia onde o senhor acha que é rei. Cuidado, a informação é que a coisa pra lá também ta feia para o senhor.
José Carlos 06/04/2013
Antonio Góes, diretor da TV Capital de Sinop afirmou que a empresa tem três sócios: Zeno Nicolau Schneider; Teodoro Lopes, o Dóia, e ele próprio, Antonio José de Góes. De onde Dóia tirou dinheiro pra ser sócio dessa televisão???
Laura Valentina 06/04/2013
Esse Antônio Góes é pau mandado do Juarez Costa, e tem a cara de pau de negar as ações do Baiano sobre a segurança publica em Sinop. Como é diretor de Tv e desconhece o que é noticiado na imprensa. Leia mais os veiculos concorrentes Góes dai vai saber que o que o Juarez bate no peito dizendo que conquistou foi pura ação do Baiano Filho. O sr. tem muita coragem ao dizer que Juarez não é dono de TV, claro, o sr. é testa de ferro dele...vcs conhecem do 'mitiê', não é. Respeitem o Baiano.
5 comentários