Um levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Captura, revelou que das quatro mulheres que figuram na lista dos criminosos mais procurados do Brasil, duas são de Mato Grosso. O estado lidera o ranking feminino de periculosidade em uma lista composta por 216 nomes, majoritariamente dominada por homens.
As duas mulheres de Mato Grosso incluídas no portal oficial de foragidos do Governo Federal possuem perfis distintos, que vão desde crimes contra o patrimônio até a liderança em facção criminosa.
Marítssa Ingridy da Silva Rodrigues, conhecida pelos apelidos de "Jheny", "Rapunzel" ou "Maribomba". Segundo a Polícia Civil, ela é apontada como uma das principais lideranças do tráfico de drogas em Sorriso (a cerca de 400 km de Cuiabá).
Já Carolina Gomes de Brito possui condenação de 2019 pelo crime de roubo majorado, cometido com violência ou ameaça grave, em decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Além das mato-grossenses, a lista nacional feminina é completada por Deuzirene Cardoso Silva (Roraima), acusada de omissão em abusos sexuais, e Yasmin Loranne Oliveira Santos (Tocantins), que responde por tráfico e associação criminosa.
Embora representem menos de 2% do total de procurados, a presença dessas mulheres na lista ao lado de nomes como "André do Rap" e "Doca" (líder do Comando Vermelho no RJ), mostra que o papel feminino na criminalidade tem migrado para funções de comando e crimes de alta periculosidade, rompendo com o padrão histórico de delitos menores.
PROGRAMA
O site oficial da Senasp organiza os foragidos por estado e ordem alfabética para facilitar a identificação por parte da população. O objetivo é integrar as forças de segurança de todo o país para localizar esses indivíduos que possuem mandados de prisão em aberto por tráfico, homicídios e organização criminosa.
As autoridades reforçam que qualquer informação sobre o paradeiro de Marítssa ou Carolina pode ser repassada de forma anônima via Disque-Denúncia (190 ou 197).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








