Autoridades alertaram que uma massa de ar ártico atrás do sistema faria com que as temperaturas caíssem perigosamente por dias, prolongando os transtornos no país. Pelo menos 20 Estados e a capital dos EUA, Washington, declararam estado de emergência.
Em publicação no Truth Social o presidente Donald Trump orientou a população a se manter em locais seguros. "Continuaremos monitorando e em contato com todos os estados no caminho desta tempestade", acrescentou.
Segundo o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, cinco pessoas foram encontradas mortas ao ar livre durante o fim de semana. Embora não tenha confirmado se as mortes estavam relacionadas ao clima, ele disse a repórteres que "não há lembrete mais forte do perigo do frio extremo".
No Texas, as autoridades confirmaram três mortes, incluindo a de uma menina de 16 anos que faleceu em um acidente de trenó. Duas pessoas morreram de hipotermia na Louisiana, informou o departamento de saúde do estado.
O site de monitoramento PowerOutage.com mostrou que mais de 840 mil clientes estavam sem energia elétrica na noite de domingo, 25, principalmente no sul dos EUA, onde a tempestade se intensificou no sábado.
No Tennessee, onde uma faixa de gelo derrubou linhas de energia, mais de 300 mil clientes residenciais e comerciais ficaram sem eletricidade, enquanto Louisiana, Mississippi e Geórgia - onde tempestades desse tipo são menos comuns - registraram mais de 100 mil interrupções no fornecimento de energia cada um.
Os cortes de energia são particularmente perigosos, visto que o Sul está sendo atingido por um frio traiçoeiro que, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), pode bater recordes.
Autoridades do Texas à Carolina do Norte e Nova York orientaram os moradores a permanecerem em casa devido às condições perigosas. "Fiquem fora das estradas, a menos que seja absolutamente necessário", publicou a Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas no X.
Desde sábado, 24, 19 mil voos de entrada e saída no país foram cancelados, segundo o site de rastreamento Flightaware.com.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




