Sobre o conflito em Gaza, Waltz listou que reféns estão sendo libertados e que o fluxo de ajuda humanitária está se desenrolando em níveis que o mundo inteiro consegue ver. Waltz disse ainda que foi o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que criou o Conselho de Paz.
Waltz sugeriu que embora tenha sido criado para supervisionar o cessar-fogo em Gaza, o conselho também terá "flexibilidade" para ampliar seu papel para outras questões. Waltz afirmou que o conselho poderia "lidar com outros problemas" se solicitado.
Os comentários foram feitos durante um painel realizado na Conferência de Segurança, em Munique, nesta sexta-feira, 13.
O painel foi aberto por observações da moderadora citando declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, de que o velho mundo deixou de existir e que vivemos em uma nova era de geopolítica. "E se a velha ordem acabou, se sobressaem perguntas como quais são as características da nova era, para onde vamos e como as autoridades podem moldá-la?", instou a mediadora do painel de discussões.
Participante do mesmo painel de discussões, a Alta Representante da União Europeia, Kaja Kallas, disse que estamos em um momento de tiranias e várias guerras em desenvolvimento.
Kallas questionou que ainda que existam regras e princípios e que os países tenham assinado o capítulo das Nações Unidos, o que acontece quando alguém quebra as regras é um ponto em aberto. Para a dirigente, o que falta é responsabilização, o que, "claramente" não está funcionando.
Kallas disse que ninguém pode ficar acima da lei.
"O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas não está funcionando como deveria e a Organização das Nações Unidas não está refletindo o mundo de hoje", disse.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





