O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou 'permutar' a transferência do fazendeiro Alexsandro Balbino Balbuena da Penintenciária Central do Estado (PCE) para o presídio Ênio Pessoa Guerra, em Pernambuco. Decisão conduzida pelo voto do relator, desembargador Marcos Machado, levou em consideração a alta periculosidade e mau comportamento de ambos os presos. Pedido foi julgado em sessão na segunda-feira (12).
Caso o pedido fosse acolhido, a execução penal de Alexsandro seria transferida para Comarca de Caruaru (PE). Em troca, um detento que deseja cumprir a pena em Mato Grosso preencheria a vaga do fazendeiro na PCE. No caso de Alexsandro, a movimentação foi justificada pela possibilidade dele ficar mais perto da família.
Alexsandro Balbino Balbuena foi condenado a 36 anos de prisão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
De acordo com o Ministério Público, o fazendeiro e o grupo ao qual ele pertencia fomentava o tráfico de drogas entre Cáceres e outras localidades do Brasil, principalmente o Maranhão.
Uma operação conjunta levou à prisão do fazendeiro em 2014, além da apreensão de cerca de 150 quilos de pasta base de cocaína e vários veículos, na fazenda Asa Branca, distante 40 quilômetros de Cáceres.
A fazenda e todos os outros bens, avaliados em R$ 12 milhões, foram leiloados em favor do Estado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.