Os manifestantes golpistas que tiveram a prisão preventiva decretada devem ser transferidos para seus estados de origem, segundo deliberação do Gabinete de Preservação e Mobilização Institucional do Distrito Federal. O encaminhamento consta em memorando assinado pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no gabinete, o conselheiro federal da OAB Mato Grosso, Ulisses Rabaneda, na última sexta-feira (13).
Até o momento, 20 mato-grossenses foram identificados dentre os presos pela depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8. Ainda não há um levantamento, porém, de quantos já passaram por audiência de custódia e tiveram as prisões preventivas decretadas. Nestes casos, os presos devem voltar para Mato Grosso, onde serão encaminhados para outras penitenciárias.
LEIA MAIS: Rabaneda representa OAB em Gabinete de Crise no DF
O documento assinado por Ulisses Rabaneda desmente ainda algumas notícias falsas sobre as prisões no Distrito Federal. Segundo o advogado, na reunião foi possível colher informações de que não houveram mortes ou intercorrências médicas graves dentre os presos, ao contrário do que bolsonaristas têm divulgado na internet.
Segundo Rabaneda, o Ministério Público Federal fiscalizou os locais onde estão recolhidas as pessoas presas, atestando as condições de salubridade, incluindo a regularidade do fornecimento de alimentação.
Uma nova reunião foi designada para o próximo dia 20. O Gabinete tem o intuito de promover estabilidade no âmbito do Distrito Federal, após o atentado de 8 de janeiro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.