O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa foi condenado a 23 anos e quatro meses de prisão por corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Contudo, em razão do acordo de colaboração premiada firmado por ele, a pena foi reduzida para sete anos de reclusão. Ação trata da fraude na desapropriação de um terreno no Jardim Liberdade, região do bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, em 2014. Ao todo, o Estado desembolsou R$ 31,7 milhões no processo de desapropriação da área dos quais R$ 15,8 milhões foram revertidos para o pagamento de propina.
De acordo com os autos, o crime foi ordenado por Silval Barbosa em virtude de uma dívida com o empresário Valdir Piran. A solução encontrada pelo então ex-secretário chefe da Casa Civil, Pedro Jamil Nadaf, foi superdimensionar o valor da desapropriação. Silval Barbosa deu o comando para que Nadaf e Francisco Gomes de Andrade Lima Filho procedessem com as negociações.
Posteriormente, a 'cota' dos membros da organização criminosa foi dissimulada por meio de depósitos à SF Assessoria, empresa constituída com o objetivo de promover a lavagem do dinheiro ilícito. O fato foi confirmado pelo empresário Filinto Muller, em sede de colaboração premiada.
Pedro Jamil Nadaf, Marcel de Cursi, Francisco Gomes de Andrade, Arnaldo Alves de Souza Neto e Afonso Dalberto foram condenados por corrupção e lavagem de dinheiro. A juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ainda condenou João Justino Paes Leme, Alan Ayoub Maluf, Antônio Rodrigues de Carvalho e Levi Machado de Oliveira pelo crime de lavagem de dinheiro.
Beneficiado pela colaboração premiada, Nadaf também teve a pena reduzida e foi sentenciado a uma pena total de nove anos e 11 meses de prisão. Marcel de Cursi, que tentou negar participação no esquema, foi sentenciado no processo a 14 anos de reclusão.
Marcel de Cursi, Francisco Gomes de Andrade e Arnaldo Alves de Souza Neto deverão cumprir a pena em regime inicial fechado. A Levi Machado de Oliveira foi arbitrado o regime semiaberto.
Os colaboradores Silval da Cunha Barbosa, Silvio Araujo, Pedro Nadaf receberam o benefício de cumprir a pena em regime diferenciado. Já Alberto, que também firmou colaboração premiada, cumprirá a sentença em regime aberto.
Todos os réus terão o direito de recorrer em liberdade.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Luiz Silva⁸ 16/11/2023
O que vocês autoridades dizem ser justiça para a população é uma tremenda injustiça! Não dá para acreditar! 23 anos de prisão e não ficar nenhum, e provavélmente também não devolveu o dinheiro! Por esse motivo que todos os nossos políticos são CORRUPTOS. E sempre vão ser! O crime para os políticos compensa.
DEVAIR VALIM DE MELO 15/11/2023
SILVAL E UM HOMEM BOM.. MAIORIA DOS POLITICOS SAO PROFESSORES DE SILVAL...SILVAL FOI SO UM ALUNO APLICADO O RESTO E BLA BLA...
Ivo muller 15/11/2023
Por isso nosso país se encontra nessa situação nós temos que pagar os impostos enquanto os malditos políticos roubam tudo e nada lhes acontecem. Enquanto falta dinheiro para saúde educação e segurança para eles nunca falta quanta gente morre por causa da falta de medicamentos?
José Moacir Portera de Melo 15/11/2023
Vamos arrecadar 17 milhões em PIX para ajudá- los.
Nadir Adelino Canabarro 15/11/2023
Estou com 60 anos, e faz 50 anos que eu falo que o câncer do país é poder judiciário
Luis Carlos 15/11/2023
E Brasil da impunidade, não deveria nem publicar uma coisa dessa,e revoltante.
Davi 15/11/2023
Melhor governador que Mato Grosso já teve. É perseguido por isso. Se candidatasse hj colocaria o garimpeiro do mercúrio no bolso.
ademilson Ferreira 14/11/2023
A pergunta que nós cidadão Matogrossense, cidadão Cuiabanos deixamos, algum desses nomes citados aí estão presos.? A resposta nós não teremos aqui, mas já sabemos, no Brasil o crime compensa, no Brasil tudo termina em pizza. De que adianta perder tempo das autoridades com anos e anos de investigação, de audiências e mais audiências para esfregar na cara da sociedade o criminoso solto aí respondendo em liberdade desfrutando de uma vida de luxo e ostentação.
Apolinário do araguaia 14/11/2023
Ainda podemos acreditar na nossa justiça? O cidadão rouba o dinheiro público, faz o ESQUEMA da delação premiada, cacueta os comparsas, devolve uma merreca, isto quando devolve e ainda sai sorrindo e vai desfrutar em berço esplêndido tudo que surrupiou do trabalhador!!
Edivaldo Rocha 14/11/2023
Ah se fosse filho do seu Zé, aí iria pra cadeia pra servir de exemplo. s Brasil pau q bate em Chico nunca vai bater em Francisco, ainda mais agora com esse desgoverno
Alvaro R. Silva 14/11/2023
MAIS ESSA QUADRILHA DEVOLVEU O DINHEIRO PÚBLICO ROUBADO??¿????????????????? PORQUE NÃO ADIANTA NADA PARA OS TRABALHADORES E EMPRESARIOS DESTE PAIS , POLÍTICOS LADRÃO de dinheiro público ir uns dias na cadeia e NÃO DEVOLVER O DINHEIRO PÚBLICO ROUBADO. PORQUE POR ESTA PRISÃO CHEIA DE MORDOMIAS EU TAMBÉM QUERO FICAR PRESO JUNTO COM ELE PELA MESMA QUANTIA QUE ELE ROUBOU, FAÇO ESSE AVORDO.
Magrão 14/11/2023
Aí eu pergunto vale a pena ser honesto neste Brasil Tá ai o o crime compensa Isso vai se arrastar por anos. Aí cai no Gilmar Mendes Pronto cabo Não e só o supremo que tá contaminado Judiciário também aqui no mt não e diferente De outros estados Devem estár combinando Vamo comemora sdimval você já ganhou uma Só falta lá depois nois combina Fica o dito por não dito Vergonha vergonha Tropa de vagabundos
Sidinei 14/11/2023
E o dinheiro? Está tudo ok? O mandante foi o mais beneficiado.
Arvelina Neris de Assunção 14/11/2023
Pelo que vejo o ex governador depois de tudo que fez em relação aos cofres públicos vai sair numa boa com uma redução de pena inacreditável ! ETA Brasil!
Justiça Nossa 14/11/2023
Isaías 59:13 Não temos sido fiéis, temos nos revoltado contra ti e nos afastado de ti, o nosso Deus. Temos falado de crimes e de revoltas e temos feito planos para enganar os outros. 14 A justiça é posta de lado, e o direito é afastado. A verdade anda tropeçando no tribunal, e a honestidade não consegue chegar até lá. 15 A verdade desapareceu, e os que procuram ser honestos são perseguidos. O Senhor se desgostou ao ver que não havia justiça. https://bibliajfa.com.br/app/ntlh/23O/59/13
Cassiano 14/11/2023
O Brasil não vai pra frente por causa da corrupção e das leis que protegem bandidos. O político rouba milhões de reais dos cofres e não precisa devolver, basta passar uma férias na jaula que tá tudo certo.
Edson Camargo 14/11/2023
E o povo que se repente em pagar impostos para essa corja de delinquentes que vivem do erário público. Se encontrar um deles cuspa no chão. Canalhas.
Gladston 14/11/2023
Será que ainda existe alguém em sã consciência que acredite que com esse judiciário que hoje o Brasil???????? tem, algum bandido, rico com dinheiro roubado, vá pra cadeia?
Mauro Kleber 14/11/2023
Uma vergonha! A Lei não deveria ser para todos?
José Oliveira 14/11/2023
Aí compensa o roubo, ficou no lucro...por isso aqui no Brasil tem muito ladrão as leis favorecem os bandidos
Geraldo Magela da Silva 14/11/2023
Cofre público não tem dono. Principalmente se for do Estado.
Perez de Assis 14/11/2023
É uma vergonha para quem pratica essa corrupção. Estarão todos soltos em breve e ricos materialmente, mas de uma coisa temos certeza, vão pagar tudo direitinho na espiritualidade. Quando veres um sujeito sofrendo na vida, aleijado, deficiente, foi em vidas passadas esses ladrão corruptos.
Benedito da costa 14/11/2023
Kkkkkkk! Uma piada
Ulisses 14/11/2023
Que justiça e essa? Quase todos irão ficar soltos! Se fossem pobres, iriam apodrecer na cadeia
24 comentários