Quando Rubens do Santos implantou o profissionalismo no futebol de Mato Grosso, com o quase extinto Clube Esportivo Operário Varzeagrandense, em 1967, foi acusado de vilipendiar o romantismo do esporte e até chegou a ser boicotado por equipes tradicionais da época, como Dom Bosco e Comercial, de Poconé. Passado quase meio século, ao lançar o Campeonato Estadual Chevrolet de 2013, na noite desta quinta-feira (20), com direito a coquetel no auditório da Ordem dos Advogados (OAB), o presidente da Federação Mato-Grossense (FMF), Carlos Orione, afirmou que o futebol do Estado acaba de consolidar o seu ingresso na era do ‘business’.
“É lógico que a rivalidade é importante e que sem público não há campeonato que resista. Mas é essencial encarar o futebol como um negócio em que o lucro é a meta”, afirmou Orione, para a reportagem do Hipernotícias, citando o contrato com a Chevrolet (General Motors) e as transmissões da TV Centro América (Globo). Ele confirmou que está fazendo um “sério tratamento de saúde” e que, em maio, vai entregar o comando da FMF com um novo formato do futebol em Mato Grosso. Marcos Lopes/HiperNotícias | | Presidente da Federação Mato-Grossense (FMF), Carlos Orione | |
É a primeira vez que acontece o lançamento do Campeonato Estadual de Futebol, com patrocinadores firmados antecipadamente. O presidente da Associação Mato-Grossense dos Clubes de Futebol Profissional (Amafut), Helmute Lawisch, destacou que Mato Grosso é um dos 19 estados em que a Chrevrolet firmou parceria. “É uma multinacional que faz investimentos com base em pesquisa e, se está conosco, então é porque confia no potencial do futebol de Mato Grosso”, observou ele.
Helmute Lawisch dirigiu um apelo à imprensa de Mato Grosso, para que convoque os torcedores a comparecer às praças esportivas que recebem jogos do Campeonato Estadual. Ele observou que, em 2012, os clubes de Mato Grosso estiveram a 90 minutos do acesso a outras séries do Campeonato Brasileiro: o Luverdense, clube de Helmute, foi desclassificado pela Chapecoense, de Chapecó (SC); enquanto o Mixto, detentor da maior torcida, sucumbiu diante do Sampaio Corrêa, de São Luís (MA), com 38 mil pagantes no Estádio Castelão.
Marcos Lopes/HiperNotícias | | Presidente da Associação Mato-Grossense dos Clubes de Futebol Profissional (Amafut), Helmute Lawisch | |
O presidente do Cuiabá Esporte Clube, Aron Dresch, destacou a expectativa de transformar o futebol de Mato Grosso em um negócio rentável no médio prazo. E citou como exemplo o próprio Cuiabá, que, há menos de 10 anos, não tinha nenhum torcedor e hoje já detém a segunda maior legião de aficcionados da Baixada Cuiabana. “Com bons resultados, vamos conquistar cada vez mais torcedores e, quem sabe, um dia, chegar à Primeira Divisão”, ponderou.
O diretor da TV Centro América (Globo), Zilmar Mellatte, deu ênfase ao histórico da emissora com o esporte mato-grossense e manifestou desejo de prolongar a parceria com a FMF. “Esse contrato não é um evento isolado, por temos promovido a Corrida de Reis, a Copa Mato Grosso de Futsal e outras competições”, citou Mellatte.
Marcos Lopes/HiperNotícias | | Políticos também estiveram presentes no anúncio do Patrocinio Chevrolet do Campeonato Matogrossense de Futebol | |
O valor do contrato da FMF com a GM Chevrolet é um mistério. Nem mesmo os clubes, principais atores do evento, souberam dar o valor. Carlos Orione disse que só poderia se manifestar após a conclusão da “análise jurídica, cláusula por cláusula”.
Caso seja semelhante ao contrato firmado com a Federação de Mato-Grosso do Sul, o investimento previsto é de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 800 mil em 2013 e outro montante idêntico em 2014. Desse total, R$ 500 mil é dividido com os clubes e R$ 300 mil para a FMF.Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
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