Mayke Toscano/Hipernotícias A menos de 15 dias do Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, o comércio mato grossense se mostra bem otimista com a data e aproximadamente 57% dos comerciantes acreditam em um incremento considerável nas vendas, segundo pesquisa divulgada hoje (30) pelo Serasa Experian.
Assim como nos demais estados da federação, na capital, a data é uma das mais importantes do calendário do comércio perdendo somente para o Dias das Mães e Natal, conforme Paulo Gasparoto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Por vezes supera as vendas da data dedicada às mães, ficando atrás apenas do Natal”, ressalta lembrando que “este é um momento que abrange as pessoas desde a adolescência até a terceira idade, por que o romantismo não tem faixa etária. Assim, engloba grande parte da população e esta tem interesse em manter seus laços afetivos, sendo o presente uma maneira inequívoca de demonstrar afeto. Por isso é uma data tão importante”, afirma.
A CDL estima que em 2012 as vendas no Dia dos Namorados deva ter um incremento real, descontada a inflação, entre 8 e 10% em relação ao ano passado. Sazonalmente, em alguns casos, chega a representar um aumento de 50% no consumo.
Entre os presentes estão as roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos, aparelhos celulares e tecnologia de uso pessoal em geral, além das flores, DVDs e CDs, jóias e bijuterias. O ticket médio deve ficar em torno de R$ 50,00.
EXPECTATIVA DO PAÍS
Já no país, o otimismo dos empresários com as vendas para o Dia dos Namorados caiu 8 pontos percentuais neste ano, em comparação com 2011. Ainda segundo a pesquisa, 49% dos varejistas acreditam que o faturamento vai crescer enquanto em 2011 o índice foi 57%.
Os economistas da Serasa avaliam que o decréscimo está relacionado à evolução do endividamento dos consumidores. O resultado é o pior desde 2009, que teve apenas 30% dos empresários com expectativa de crescimento nas vendas.
Para este ano, 36% acreditam que o faturamento ficará estável e 15% acreditam que haverá queda.
As grandes empresas que representam 63% são as mais otimistas. Na avaliação da Serasa, esse percentual maior ocorre pelas melhores condições de parcelamento que oferecem, bem como pelas promoções e variedade de produtos. Nas empresas de médio porte, 56% dos entrevistados têm expectativa de crescimento nas vendas. Já nas pequenas, 48% acreditam em um faturamento maior.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.