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Copa Pantanal Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2013, 07:55 - A | A

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Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2013, 07h:55 - A | A

COPA DO PANTANAL

Silval e Mendes inauguram ponte e trincheira para melhorar tráfego na região metropolitana

Trincheira Ciríaco Cândia e duplicação da ponte Mário Andreazza são estratégicas para o deslocamento entre o Aeroporto Marechal Rondon, Arena Pantanal, COT do Pari e rede hoteleira

DA REDAÇÃO

(Atualizada às 10h24)





Duas obras novas de mobilidade urbana foram inauguradas pelo governador Silval Barbosa PMDB) e o prefeito Mauro Mendes (PSB)
nessa segunda-feira (2): a trincheira Ciríaco Cândia e a duplicação da ponte Mário Andreazza. A inauguração conta ainda com o secretário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, e outras autoridades políticas.

As intervenções compõem o plano B de locomoção entre aeroporto-Arena Pantanal e aeroporto-rede hoteleira durante a realização do Mundial de 2014 em Cuiabá, além de facilitar o acesso para o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande.

"Estas obras vão desafogar o trânsito na avenida Miguel Sutil e dar mais acesso às empresas que estão nas proximidades. Aqui eu afirmo que não tem nem uma cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 que ficará com um legado maior que Cuiabá", informou ou governador.

Os motoristas que saem de Várzea Grande, cidade da região metropolitana que abriga o aeroporto Internacional Marechal Rondon, seguirão pelo trecho duplicado da Estrada da Guarita, passando pela rodovia e ponte Mário Andreazza e, ao chegar a Cuiabá, passarão pela trincheira Ciríaco Cândia, de onde partirão rumo ao estádio, rede hoteleira ou região central da cidade. As obras de duplicação da Estrada da Guarita e da avenida Mário Andreazza também estão na reta final.

Edson Rodrigues - Secopa

Ponte Mário Andreazza liga Cuiabá a Várzea Grande, sobre o rio Cuiabá

De acordo com Juscelino dos Santos, proprietário de uma borracharia ao lado da ponte, as obras já melhoraram muito o tráfego da região. “Valeu a pena aguardar, comprei este ponto há 7 anos e ocorriam muitos acidentes de carros antes das obras. Quando chovia alagava tudo, era bem precário” afirma o morador.

O conjunto de intervenções beneficia diretamente também a região dos bairros Cidade Verde, Santa Isabel e Verdão, em Cuiabá, e o bairro Guarita, em Várzea Grande.

TRINCHEIRA CIRÍACO CÂNDIA

A trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza é o menor projeto em extensão do pacote de mobilidade urbana, com 459 metros de comprimento e uma arquitetura diferenciada, no formato de uma alça.

Quem vem desse ponto da Perimetral, onde a circulação de veículos em duplo sentido chegava a média de 1700 hora/pico, deverá passar pela alça de acesso construída sobre a obra apelidada de “trincheirinha” para continuar em direção ao Centro.

Edson Rodrigues - Secopa

Trincheira Ciríaco Cândia encaminha o tráfego para a avenida Miguel Sutil, rumo ao estádio e centro de Cuiabá

O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, explica que para dar continuidade a esse trajeto, as laterais da trincheira Santa Isabel/Verdão - obra circunvizinha à pequena trincheira – foram pavimentadas.

“O motorista que trafega pelas avenidas Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza vai passar pela trincheirinha, seja pela parte superior ou inferior, pegar a faixa lateral direita da trincheira Santa Isabel/Verdão, ao lado da Feira do Verdão, e seguir pela av. Agrícola Paes de Barros rumo ao Centro”, orienta Sobrinho.

No valor de R$ 7,6 milhões, a trincheira integra o pacote de obras de acesso à Arena Pantanal, com recursos do BNDES.

PONTE MÁRIO ANDREAZZA

“A construção de uma ponte anexa à reforma da ponte antiga sobre o rio Cuiabá dará grande fluidez aos motoristas que trafegam na região. Ela é estratégica para o aeroporto, o COT do Pari e a Arena Pantanal, favorecendo também núcleos habitacionais e industriais”, explicou o superintendente de infraestrutura da Secopa, André Ferreira.

A construção da ponte em concreto pré-moldado protendido, com extensão de 228 metros e largura de 11 metros, além da adequação da ponte já existente foram executadas pela Atrativa Engenharia Ltda. A obra foi realizada com recurso obtido por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 11 milhões.

Pistas anexas foram construídas para atender os pedestres, aumentando a segurança. “A construção destas pistas para população que anda a pé facilitou muito, além se ser mais seguro. Antes era muito arriscado passar por aqui”, garante o auxiliar de serviços gerais Romão Genuíno, que mora há 20 anos em Várzea Grande. Em horário de pico, cerca de 1.800 automóveis por sentido passam pela ponte.


(Informações da Assessoria)

Álbum de fotos

Edson Rodrigues - Secopa

Edson Rodrigues - Secopa

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karmem 02/12/2013

Em uma breve retrospectiva,narrou o fato, Concordo plenamente com Carlos Nunes.

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Carlos Nunes 02/12/2013

Em terra de cegos...Como podemos avaliar o desastre financeiro das obras de Copa (Arena Pantanal e VLT)? Por exemplo: 1) Qual era o preço do Estádio José Frageli? Quanto valia esse patrimônio público? Qual foi o custo de quebração do Verdão? Quanto gastaram? Quanto vão gastar realmente para construir a Arena Pantanal? CUSTO TOTAL = preço do Verdão + custo da quebração + custo da construção da Arena + todas as despesas com Rede CEMAT, CAB e outros. E transpondo esse cálculo para todas as obras da Copa: aonde havia ruas, avenidas (asfaltadas), adutoras, rede de esgoto, etc, como patrimônio já existente, consolidado, tudo desapareceu. Quantos BILHÕES DE REAIS, de dinheiro 100% público foi para o espaço.Será que foi uma burrice fenomenal, e ninguém avaliou ainda, porque a propaganda marketeira do governo diz que tudo isso que acontece está certo. Caberia aos economistas (CORECON/MT), em trabalho conjunto com o CREA/MT, calcular os prejuízos. Mas parece que todo mundo está anestesiado com as obras da Copa; a ficha não caiu ainda. Tá bom, vou contar até 3, e quando disser 3, vocês acordam da hipnose da FIFA e companhia - principalmente de alguns políticos que só querem votos nas próximas eleições.

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2 comentários

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