Devido à aproximação do período chuvoso, que em Cuiabá costuma acontecer entre os meses de outubro e abril, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande dá início a execução de obras provisórias relacionadas à drenagem superficial no canteiro central da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).
De acordo com informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as equipes estão trabalhando em três pontos considerados mais críticos, localizados próximo à sede do Crea, ao entroncamento com a rua Conselheiro Dr. Enio Vieira, e à entrada do Bairro Terra Nova.
Nestes locais estão sendo executadas canaletas para escoamento da água com o objetivo de evitar o carreamento de terra, já que desde 2012, as árvores localizadas no canteiro central da avenida foram retiradas para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
|
Na ocasião, algumas árvores removidas foram replantadas na Avenida das Torres e, desde então, o canteiro tem apresentado muita poeira e areia no período de estiagem, e tem se tornado um lago, quando chove.
O trecho em obras faz parte do eixo da linha do VLT que liga o CPA ao aeroporto e terá 15 Km de extensão. A previsão é que ao longo da via haja dois terminais de integração e 22 estações de transbordo.
Atualmente, o Consórcio VLT trabalha na instalação dos trilhos do novo modal. Neste ano os trilhos começaram a ser instalados no Viaduto do Aeroporto, passando pela Estação do Aeroporto, se estendendo ao longo da Avenida João Ponce de Arruda e já alcança a Trincheira do KM Zero.
(Com informações da Assessoria)