Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 13h:34

Tamanho do texto A - A+

Diagnosticado com pneumonia, Dom Pedro passa por drenagem nos pulmões em SP

Por: RAYNNA NICOLAS

Dom Pedro Casaldáliga passou por um procedimento de drenagem dos pulmões na noite da última quarta-feira (05). Internado em Batatais, em São Paulo, o bispo emérito apresentou melhora após a pulsão que retirou 600 ml de líquido de seus pulmões e a introdução de novos antibióticos. Dom Pedro foi diagnosticado com pneumonia. 

Reprodução

Dom Pedro Casaldaliga

 

Segundo a equipe médica que acompanha o caso, as condições cardiológicas do bispo também permanecem estáveis. No entanto, os médicos ressaltam que a situação é delicada devido à idade avançada do líder regilioso e a deficiência imunológica provocada pela infecção. 

Em Batatais, o bispo, de 92 anos, realizou um novo teste para Covid-19, do tipo teste rápido, que também teve resultado negativo. A equipe responsável pelos cuidados de Dom Pedro em São Félix do Araguaia (1.002 km de Cuiabá), onde o bispo estava internado anteriormente, já havia realizado outros testes para o vírus.

A expectativa é de que Casaldáliga apresente uma resposta contundente ao tratamento no prazo de 48 horas, período em que o bispo deve continuar em terapia intensiva. Os médicos também aguardam novos exames para averiguar melhor as condições cardiológicas do católico. 

"Sabemos que todo quadro infeccioso em um indivíduo idoso é algo que traz risco à vida. A expectativa é reservada, temos pouco tempo de tratamento para previsões otimistas, mas as primeiras 24 horas e a forma que ele reagiu, nos permitem esperar, para os próximos 5 dias, efetividade dos resultados. Talvez a gente consiga trazer informações mais felizes, quiça da alta", salientou Antônio Marcos, médico que acompanha Casaldáliga em Batatais. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei