Um homem de 57 anos foi atacado por uma onça na noite de quarta-feira (6), em Corumbá (MS), cidade no Pantanal. Ele só pediu ajuda na manhã desta quinta-feira (7), quando foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que confirmou o ataque. A vítima está internada no pronto-socorro da Santa Casa da cidade.
A vítima foi identificada como Valdinei da Silva Pereira e mora na região do Mirante da Capivara, às margens do rio Paraguai. Ele contou aos bombeiros que a onça o atingiu com uma patada no rosto. O ataque aconteceu quando Valdinei saía para o trabalho e foi resgatar os cães.
LEIA MAIS: Pantanal: onça que devorou caseiro é capturada no local do ataque; veja vídeos
De acordo com a irmã da vítima, Clara da Silva Pereira Durte, o ataque ocorreu por volta das 21h de quarta-feira (6). Na ocasião, Valdinei não mencionou ter sido atacado por uma onça. Ele disse apenas que tinha levado um tapa e estava machucado. Por isso, o resgate só foi acionado na manhã seguinte.
Valdinei teve arranhões no rosto, ferimento na testa, corte no nariz e machucado no olho direito. Segundo os bombeiros, ele também relatou fortes dores no peito. Os militares informaram que havia muito sangue próximo à casa da vítima.
“Ele me ligou pedindo socorro, mas não falou o que era. Eu falei: ‘meu irmão, não dá pra eu descer aí, como que eu vou? Eu não desço nem de dia, quem dirá de noite. Se ele falasse que era a onça que tinha atacado ele’”, contou a irmã.
LEIA MAIS: Restos mortais de pescador atacado por onça são encontrados no Pantanal; veja vídeo
Segundo os bombeiros, a onça também atacou e matou dois cachorros. Valdinei disse aos bombeiros que tentou defender seu cachorro quando foi atacado. Durante a ação, a onça o derrubou.
No momento do resgate, Valdinei estava consciente e orientado. Ele foi levado ao Pronto-Socorro Municipal para exames e atendimento médico.
A Polícia Militar Ambiental informou que não foi acionada nem pela população nem pelo Corpo de Bombeiros. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que ainda não foi oficialmente informado sobre o caso.
2º ataque
O caso de Valdinei é o segundo ataque de onça a pessoas registrado em Mato Grosso do Sul este ano. Em abril, o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, morreu após ser atacado por uma onça-pintada.
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul confirmou que a onça-pintada capturada em abril deste ano, no Pantanal, foi a responsável pela morte do caseiro Jorge Avalo. O homem morreu aos 60 anos durante um ataque do animal.
O caseiro morreu no dia 21 de abril deste ano, após ser atacado pela onça no pesqueiro onde trabalhava, às margens do rio Miranda, no Pantanal. Jorge trabalhava no local havia 16 anos e já estava acostumado à presença de onças na região.
A onça foi capturada em 24 de abril e levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande. Após três semanas sob cuidados, ganhou 13 quilos e foi transferida ao Instituto Ampara Animal, em São Paulo, onde recebeu o nome Irapuã, que significa "agilidade e força" em tupi-guarani.
FONTE: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/08/07/homem-e-atacado-por-onca-ao-tentar-salvar-caes-no-quintal-de-casa-no-pantanal.ghtml
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.