Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,36
euro R$ 6,23
libra R$ 6,23

Artigos Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, 16:21 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, 16h:21 - A | A

EDILENE BOCCHI

Quer ter sucesso em 2026? Comece agora

EDILENE BOCCHI

O sucesso em 2026 será das empresas que começarem agora a planejar e investir em estratégias e nas pessoas que farão elas acontecerem. O novo ano que se aproxima representa o ápice de um ciclo de transformações aceleradas. Em um mercado cada vez mais veloz e incerto, onde a Inteligência Artificial e a automação redefinem a competitividade, o sucesso não é um acidente. É resultado direto do planejamento e da preparação de pessoas capazes de aprender, inovar e liderar.

O Fórum Econômico Mundial (FEM) aponta que um dos maiores desafios das empresas em 2026 será a requalificação da mão de obra para atender às crescentes demandas tecnológicas. No Brasil, ainda temos a adequação às novas exigências da NR-01, que reforçam a importância das habilidades socioemocionais em todos os níveis organizacionais.

As organizações que esperarem a virada do ano para traçar suas metas estarão fadadas a reagir aos acontecimentos, ao invés de protagonizarem suas próprias histórias. A urgência está em construir uma fundação sólida, feita de talentos preparados e de uma cultura organizacional coerente com os valores que se deseja sustentar.

Portanto, as empresas que saírem na frente criarão diferenciais competitivos, o que as permitirá preencher vagas com mais agilidade e manter condições de trabalho saudáveis, aspectos essenciais para inovar e manter tudo em funcionamento.

Os desafios vão muito além de se entender como resolver problemas técnicos, o maior problema está ligado a como as pessoas se relacionam e como reagem ao mundo “Tech”. Por isso é importante planejar estratégias que coloquem as habilidades comportamentais no centro, promovendo programas para aprimorar essas habilidades em escala, tais como:

- Pensamento crítico e criativo: essenciais para resolver problemas complexos que a IA não pode solucionar sozinha.

- Adaptabilidade e resiliência: para navegar na constante mudança do ambiente de negócios.

- Comunicação e colaboração: para gerir equipes híbridas e multidisciplinares, incluindo a colaboração entre humanos e agentes de IA.

- Fortalecimento da liderança: capaz de promover ambientes onde o ser humano esteja no centro, conseguindo equilibrar a visão de negócios com a empatia.

- Construir uma cultura forte e inclusiva: onde o colaborador se sinta valorizado e parte do objetivo maior.

O sucesso não será para os reativos, mas sim para os proativos e a empresa que entender que a capacidade de aprender é a única vantagem competitiva sustentável e colocar o desenvolvimento de seus talentos no centro de sua estratégia, começando hoje, vai garantir o sucesso em 2026.

(*) EDILENE BOCCHI é administradora e CEO da Vesi Consulting, empresa que atua na gestão de pessoas, coaching para lideranças e equipes, sucessão familiar e carreira - siga @vesiconsulting

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros