A Academia Mato-Grossense de Letras – AML se engrandece, pois, vem nela conviver um espírito de autêntica formação humanística, de notável atividade intelectual e de rara sensibilidade que moldura sua vida com o mais puro lavor artístico, o acadêmico Allan Kardec Pinto Acosta Benitez, meio cuiabano e meio santo-antoniense.
A Casa Barão de Melgaço está duplamente feliz, porque agora mais um ciclo se fecha. Allan Kardec que já pertencia ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso - IHGMT, desde 10 de agosto de 2018, agora toma posse na Cadeira de nº 30, cujo patrono é Esperidião Costa Marques, que de hoje (06.12) em diante é também será dele.
As breves palavras que aqui registro é de agradecimento e reconhecimento ao muito que o confrade Allan Kardec fez à Casa Barão e, faz, não apenas por ser o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT em dois mandatos, nem por ter sido Secretário de Estado de Cultura, Esportes e Lazer e, nesse período, ter dedicado grande parte de suas atividades à esta Casa. Mas, é pelo amor que demonstra às atividades de preservação de nossa memória histórica e por projetos de acesso ao livro e leitura que sempre esteve à frente.
O acadêmico Allan Kardec é um dos artífices da implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, que foi instituído em 4 de maio de 2022. Este projeto de lei, somado às outras atividades voltadas ao incentivo de produção literária o credenciam como notável na área acadêmica;
Ainda, na linha de raciocínio de atividades desenvolvidas em prol da Casa Barão feitas pelo acadêmico Allan Kardec, destacamos sua luta para liberar juridicamente o imóvel Anexo da Casa Barão, localizado na rua Comandante Costa, em fase de reformas infra estrutural, no momento em andamento por artífices da arquitetura e da cultura de Mato-Grosso;
Também reabriu o Ponto de Cultura, que teve o seu início ainda no ano de 2005, fato que proporcionou a reforma, ampliação e acessibilidade à Biblioteca da Casa Barão de Melgaço, no momento em trabalho de ressignificação;
Com objetivos de disseminar cultura e conhecimento o acadêmico Allan Kardec estimulou o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso a participar com Emenda Parlamentar para reativação do Museu Histórico de Mato Grosso, que se encontra fechado até os dias de hoje, com reformas físicas em andamento e, que na segunda fase terá os trabalhos de Expografia executados por membros do IHGMT. Questões burocráticas que estão sendo sanadas dentro em breve permitirão que a sociedade cuiabana e mato-grossense tenha acesso a esse bem cultural muito em breve, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, cujos trabalhos estão sendo ultimados pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, tendo à sua frente o professor – Jefferson Neves, com aval do governador Mauro Mendes.
É de sua lavra também as sugestões para que o IHGMT comemorasse com louvor o Centenário de Lenine de Campos Póvoas, um ícone da Cultura de Mato Grosso, que por dez anos presidiu a Academia Mato-grossense de Letras.
Portanto, nunca é demais lembrarmos que, sua atuação política na Assembleia Legislativa do Estado foi pautada por projetos consistentes, especialmente, nas áreas do esporte, cultura, turismo e social.
Seus livros e artigos nos remetem ao conhecimento de forma em geral, portanto, novel acadêmico e vice-presidente do Instituto Histórico de Mato Grosso, em nome do IHGMT – instituição com 104 anos de existência, desejamos sucesso e vida longa na Academia Mato-grossense de Letras. Parabéns.
(*) NEILA BARRETO é jornalista, historiadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.