Ao Trump, bananas
O governo Lula lançou, nesta semana, o Plano Brasil Soberano, com o objetivo de socorrer pequenos e médios exportadores dos efeitos do tarifaço da aliança Trump/Bolsonaro. Foi praticamente como dizer aos extremistas que chantageiam o Brasil para ver o inelegível fora da cadeia: lasquem-se (para não escrever o que realmente deveria ser dito - e que começa com a sexta letra do alfabeto).
_*E por falar em bananas*_
E não é que os pedidos de cassação do Bananinha chegaram ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados! Fico só imaginando as acrobacias dos bolsonaristas para justificar que as atitudes de Eduardo Bolsonaro nos _states_ não ferem o decoro. Mas basta uma leiturinha básica da Constituição Federal e do Regimento Interno da Câmara e, batata, a quebra está lá desenhada. E, se os nobres pares quiserem reconhecer que, além de ferir o decoro, ele cometeu crimes, a lista é generosa.
_*O Malatraquis*_
No Brasil, está se criando uma realidade virtual na qual, por ser evangélico, a pessoa se torna intocável e inquestionável. Vá dizer isso para as filhas daquele pastor mineiro de Engenheiro Caldas que as estuprava desde criança. Se você é pastor e quer usar calcinhas azuis pelas ruas da sua cidade a noite, tudo bem - é um direito seu. Agora, atentar contra as nossas instituições e a soberania nacional, aí não. Os terrivelmente evangélicos acham que pode haver uma cruzada religiosa porque o Malatraquis foi incluído no processo junto com o Bananinha e o Paulo “cheiro de cavalo”. Me poupem. A lei vale para todos.
_*Bozo vai à universidade*_
E não é que o sujeito que vive dizendo que as universidades brasileiras são fábricas de comunistas foi pedir penico justamente para professores da USP e da PUC de São Paulo, na tentativa de encontrar argumentos para se livrar da cana? Pois é: muitas páginas da sua defesa no processo em que responde por atentado ao Estado Democrático de Direito foram redigidas por docentes dessas instituições.
_*Christian, husband, father & patriot*_
Vou traduzir, porque merece: cristão, marido, pai e patriota. É assim que se apresenta nas redes sociais o assassino do gari Laudemir de Souza Fernandes, em Contagem, Minas Gerais. Mais um “cidadão de bem” - falso defensor da família, pátria e liberdade - exibindo sua verdadeira face: a de quem odeia tudo o que não é espelho.
_*Justiça bolsonarista*_
Pelo menos é isso que pensam os brasileiros e brasileiras, segundo pesquisa do DataFolha divulgada esta semana. De acordo com o instituto, 67% dos entrevistados acreditam que a Justiça brasileira trata o inelegível igual ou até melhor do que trata os demais políticos. Não sei como o povo conseguiu responder a essa pergunta, mas pesquisador pergunta o que quer, e o povo responde - também o que quer.
_*Congelou pro Zelenski*_
O encontro entre Trump e Putin, no Alasca, deu ruim para o presidente da Ucrânia. Sem qualquer procuração do povo ucraniano, o imperador Trump deve ter oferecido ao presidente russo que o país invadido lhe entregará parte do seu território. Na cabeça do Galactus, como invadido estava, deixa desse jeito. Afinal, naquela parte da Ucrânia não existem tantas terras raras assim.
(*) OLIVEIROS MARQUES é sociólogo, publicitário e comunicador político_
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.