A soja e o milho estão presentes diariamente na mesa dos brasileiros, seja no pão do café da manhã ou no prato do jantar. Versáteis e ricos em nutrientes, os dois grãos aparecem em receitas doces e salgadas, além de integrarem diversos produtos industrializados.
Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT), os grãos carregam parte da cultura das famílias que viveram da agricultura, especialmente em Mato Grosso, maior produtor nacional.
A gastrônoma Rita Nunes, do Tradicional Buffet, destaca que é difícil preparar uma refeição sem soja ou milho, já que ambos estão presentes em óleos, farinhas, molhos e temperos. Além disso, são usados em pratos tradicionais como pamonha, canjica, bolo de milho e em versões vegetarianas com soja.
O delegado da Aprosoja MT, Jean Marcell Benetti, lembra que o milho é utilizado em larga escala na produção de cerveja, substituindo o malte e tornando o produto mais acessível. Já a soja, além de ser base para alimentos, também está presente em produtos como tintas, estofados, protetor solar e velas aromáticas, substituindo derivados do petróleo.
Os derivados dos grãos também aparecem em refrigerantes, chocolates, sorvetes e bolos, melhorando textura e consistência. Além disso, a proteína da soja e do milho chega ao consumidor por meio da carne, já que são usados na alimentação animal.
Esses exemplos reforçam a importância da soja e do milho não apenas na culinária, mas também na indústria, mostrando como os dois grãos se tornaram parte essencial do cotidiano brasileiro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






