Política Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011, 13:30 - A | A

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011, 13h:30 - A | A

CORRENTE

Vereador propõe criar frente parlamentar de defesa do VLT

Parlamentar de Várzea Grande engrossa fileira em favor do modal de transportes na região metropolitana da Cuiabá, que recentemente foi alvo de denúncia no jornal Estado de S.Paulo

NOELMA OLIVEIRA

Imagem da Internet

O vereador por Várzea Grande, Toninho do Glória (PV), promete apresentar nas próximas horas, possivelmente até a sessão desta quarta-feira (07) à noite, o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), como modal de transportes à obra da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande.

“A cada dia são 13 mil veículos que entram em circulação no país. Neste ritmo, afirmam pesquisas, em pouco tempo o trânsito das cidades brasileiras deve parar. E a responsabilidade de encontrar alternativas a esta realidade cabe às políticas de transporte público e mobilidade urbana”, argumenta o vereador, que também é líder do Partido Verde na Câmara de Várzea Grande.

O vereador justifica que o projeto do VLT é reconhecidamente superior ao do BRT. O parlamentar também observa lobby dos defensores do Bus Rapid Transit. “Vamos colocar os defensores do BRT para andar uma semana somente nesse meio de transporte e, na outra semana, no VLT, e no final eles terão que responder qual é o melhor meio de transporte”, desafia Toninho do Glória.

“O BRT nada mais é que um corredor de ônibus, isso representa uma solução técnica ultrapassada em todo o mundo e é mais poluente que o VLT. Em outras capitais do nosso país é o sistema do VLT que está sendo implantado. Está em questão não só a qualidade do serviço de transporte oferecido aos munícipes, mas também a qualidade da aplicação do dinheiro público", diz o vereador.

O parlamentar se diz disposto a lutar pelo VLT por entender que é um transporte econômico e eficiente para a região metropolitana de Cuiabá. Toninho argumenta ainda que o corredor de ônibus, se comparado com VLT, não tem o potencial de conseguir retirar das ruas uma quantidade de veículos particulares suficientes para preservar minimamente a viabilidade do sistema de transporte.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Mauro Figueiredo 07/12/2011

ATÉ QUE ENFIM APARECEU UM VEREADOR INTELIGENTE E PREOCUPADO COM O BEM ESTAR DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO.PARABÉNS TONINHO DA GLÓRIA. COMO CUIABANO, PEÇO QUE ENCAMINHE ESSA IDÉIA PARA A CÂMARA DE CUIABÁ, POIS OS VEREADORES DAQUI QUANDO NÃO SÃO CONTRA O VLT, COMO O EDIVÁ, SE MOSTRAM TOTALMENTE OMISSOS SOBRE O ATAQUE FREQUENTE CONTRA O VLT. PARABÉNS VEREADOR TONINHO DA GLÓRIA.

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros