Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, conta com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, como curinga para reforçar a investida do partido nas filiações do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), e da deputada estadual Janaina Riva (MDB). O líder da agremiação em Cuiabá, vereador Eduardo Magalhães, afirmou ao HNT que Tarcísio sinalizou apoio à construção da pré-candidatura de Botelho ao Executivo municipal, em 2024, e de Janaina ao Senado, em 2026. O ex-ministro, inclusive, estaria presente no ato de filiação de ambos, caso confirmem a mudança à sigla.
Segundo Eduardo Magalhães, as negociações com os deputados estão avançadas. Riva e Botelho até agendaram encontro com Tarcísio em São Paulo em julho. Porém, o horário do voo dos mato-grossenses se chocou com o atraso do governador, devido à pauta no Palácio dos Bandeirantes, adiando o diálogo. A data bate com a viagem de Botelho à capital paulista no mesmo período para tratar problemas de saúde.
O vereador disse à reportagem que o presidente da nacional transmitiu os cumprimentos de Tarcísio em reunião recente com o chefe da ALMT e da vice-presidente da Casa. Marcos Pereira esteve presente, por telefone, durante a conversa, que contou com a presença dos políticos, Magalhães e do líder do Republicanos no Estado, Adilton Sachetti.
“O presidente quer ver o crescimento do Republicanos e reconhece nos deputados grandes nomes em Mato Grosso. A Janaina mesmo é uma das duas mulheres que se elegeram sozinhas no Brasil, sem ajuda de partido. Diante da representatividade deles, Marcos Pereira ofereceu todo suporte para recebê-los e apoiá-los”, declarou Eduardo Magalhães ao HiperNotícias nesta quarta-feira (2).
A saída de Janaina Riva do MDB deixaria o grupo descalibrado em um momento difícil para os emedebistas. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, articula com seu filho, o deputado federal Emanuelzinho (MDB), a projeção de Juarez Costa à presidência. A promessa de renovação retira Carlos Bezerra da liderança da sigla, posto ocupado pelo ex-parlamentar de Brasília há mais de 20 anos. A movimentação seria um dos fatores determinantes para Riva “abandonar o navio” e construir seu projeto ao Senado.
“A Janaina demonstrou o desejo de alçar voos mais altos e sua intenção de disputar o Senado. Ela é muito dedicada, gosta de atender desde um presidente de bairro ao governador, e o Republicanos reconhece sua força política”, destacou Eduardo Magalhães.
Ainda de acordo com o vereador, outra conjuntura que caminha ao lado dos planos de Riva é a ventilação de Tarcísio à presidência em 2026. Janaina teria o ex-ministro em seu palanque como cabo eleitoral de luxo para endossar o pedido de votos.
“Tudo isso casaria com a construção de Janaina e, com toda certeza, caso ela e Botelho decidam migrar para o Republicanos, o Tarcísio vem a Mato Grosso para apoiá-los”, encerrou Magalhães.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.