Política Quarta-feira, 08 de Junho de 2011, 16:45 - A | A

Quarta-feira, 08 de Junho de 2011, 16h:45 - A | A

SUCESSÃO 2012

PR define candidatura de Sérgio Ricardo e abre racha com o PMDB, que prefere Dorileo

Em reunião fechada, Emanuel Pinheiro, Fagundes e Blairo Maggi lançam nome para Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições

JORGE ESTEVÃO
DA EDITORIA

 

Divulgação
Empresário de comunicação, João Dorileo Leal, pode ser pedra no sapato do Partido Republicano nas próximas eleições

Republicanos já definiram o nome do 1º secretário da Assembleia, Sérgio Ricardo, como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições. O anúncio da escolha ocorreu na manhã desta terça-feira (8).

Quem garante esse desafio é o secretário-geral do PR, deputado Emanuel Pinheiro, que não visualiza problema em relação ao PMDB - do governador Silval Barbosa – lançar candidatura própria.

A escolha definitiva do pré-candidato ocorreu na sexta-feira (3), darante reunião entre Pinheiro, o deputado federal Wellington Fagundes (presidente regional do PR) e o senador Blairo Maggi.

Emanuel Pinheiro disse que o nome de Sérgio Ricardo é forte e tem credibilidade dentro do Estado. “A população confirmou isso nas urnas, no pleito de 2010, com mais de 90 mil votos, contra fatos não há argumentos”, reforçou.

Na segunda-feira (6), Sérgio Ricardo colocou o governador Silval Barbosa numa saia justa. Disse que só será candidato caso tenha apoio do chefe do Executivo. Leia aqui

O PR faz parte da base aliada do governo do Estado e gaba-se de ter construído a candidatura de Silval Barbosa, o que não deixa de ser verdade. O partido é o maior na Assembleia, com seis nomes.

Por isso, o deputado Emanuel Pinheiro fala com sensação de que o nome de Sérgio Ricardo deve ter apoio do Palácio Paiaguás. Segundo Pinheiro, ano passado os republicanos se dedicaram de “corpo e alma” no plano de levar Silval para disputar eleição ao governo.

Depois do plano em prática, o PR entrou na campanha de Silval e, de qualquer forma, conseguiu colocar de volta o PMDB no posto mais alto do Executivo estadual. E é dessa forma que Emanuel Pinheiro acha que tem a garantia do Palácio Paiaguás, mesmo diante de o PMDB ensaiar também candidatura própria à prefeitura.

Mas Pinheiro insiste em falar que o PR, agora, vai colher frutos do apoio ao PMDB. “Vamos obter retorno dos nossos esforços”, defende o secretário-geral.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o empresário do ramo comunicação João Dorileo Leal se filiar ao PMDB e ser projetado como concorrente ao Palácio Alencastro (sede da Prefeitura de Cuiabá), Pinheiro não se intimidou e disse: “O PMDB, por enquanto, não tem candidato, mas, se tiver, vai somar”, avaliou.

Pinheiro explica essa possibilidade. Segundo ele, se o PMDB do deputado federal Carlos Bezerra lançar um concorrente, fatalmente deve haver um segundo turno em Cuiabá.

“No segundo turno a tendência é formar aliança em torno do nome dele (Sérgio Ricardo). Não será nada demais o PMDB apoiar (o republicano)”, aposta, entusiasmado, Pinheiro.

O problema, mesmo, é o empresário João Dorileo Leal, dono do Grupo Gazeta de Comunicação, absorver o deputado Sérgio Ricardo. Ser candidato a um cargo eletivo é um sonho antigo de Dorileo.

Agora, ao ver seu nome já em evidência, ele fica mais vaidoso e não vai ser fácil engolir a possibilidade de Sérgio Ricardo passar a perna nele, ou seja, ganhar o primeiro turno em 2012.  Mesmo com essa possibilidade, Dorileo diz para todos que é amigo pessoal do republicano. 

Dorileo Leal foi procurado pelo Hipernotícias e disse que não pode falar pelo PMDB porque ainda não se filiou. "Ouço do presidente do partido (Carlos Bezerra) e também do governador (Silval Barbosa) que o partido vai ter candidatos nos principais municípios do Estado", disse Dorileo, adiantando que nos próximos meses vai definir questão partidária. 

DISTORÇÃO

O secretário-geral Emanuel Pinheiro também esclareceu o que ele chamou de “informação distorcida da mídia”. Explica que em momento nenhum negociou volta de Mauro Mendes ao partido para que ele disputasse as eleições de 2012.

“Houve um equívoco conforme anunciado na mídia, falo aqui autorizado pelo nosso grande líder Blairo Maggi (PR), que vamos defender candidatura própria no PR em todo o Estado e principalmente na Capital, e o nome mais indicado, é do deputado Sérgio Ricardo”, disse.

PMDB

O presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, foi procurado pelo Hipernotícias para comentar declarações de Emanuel Pinheiro, mas não atendeu por estar no plenário da Câmara.

Já o secretário-geral do PMDB, Nico Baracat, disse que o partido vai lançar candidato, só não definiu nomes. “Teremos candidatos para a próxima eleição municipal”. Nico adianta que estão em negociação os nomes do advogado Francisco Faiad, João Dorileo Leal e do empresário do comércio varejista, Altevir Magalhães.

Nico Baracat, que é secretário de Cidades do governo do Estado, descarta um possível racha com o PR. ”Eu acredito que não haverá isso”, declarou.

Colaborou Hérica Teixeira

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros