Mayke Toscano/Hipernoticias |
O governador Silval Barbosa (PMDB) foi inocentado da acusação de abuso de poder econômico e de autoridade, compra de voto e conduta vedada a agente público. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) julgou pela improcedência da denúncia por cinco votos a um.
O juiz Pedro Francisco da Silva, que havia pedido vista na sessão anterior, foi o único a votar conforme o Ministério Público Eleitoral (MPE) que deu parecer pela procedência da denúncia. Porém, o relator do processo, desembargador Gerson Ferreira Paes, entendeu que as acusações contra o chefe do Executivo não são consistentes.
Para o magistrado, Silval Barbosa "abusou de forma imoral da posição de governador para convocar, por meio do presidente da Empaer, os servidores daquela entidade para reunião política previamente agendada e agrediu os preceitos éticos de candidatos à reeleição".
Apesar do voto contrário, os demais magistrados mantiveram o voto por entender que as provas contra Silval não eram consistentes.
O advogado de defesa de Silval, Francisco Faiad, comemorou a decisão e disse que a votação por maioria extrema demonstrou a inexistência de provas e não possuía elementos suficientes para a cassação. Ainda de acordo com Faiad, o chefe do Executivo não tinha conhecimento da reunião e foi chamado para participar do ato como candidato.
ADIADO
O julgamento do rebimento da denúncia crime contra o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), foi adiado. O juiz Sebastião de Arruda Almeida pediu vista na sessão de quinta-feira (17) e estava ausente no julgamento desta terça-feira (22), por isso, o processo foi retirado de pauta e deve retornar no dia 24 de maio. A denúncia trata-se de compra de votos na cidade de Santo Antônio de Leverger.
ATUALIZADA ÀS 9H44
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Legal 22/05/2012
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Ourives 22/05/2012
Quero cumprimentar o Hiper notícias pela ótima matéria e também cumprimentar o governador de Mato Grosso pela Vitória, pois ele ganhou a luta em campo e o povo o escolheu para governar nosso Mato Grosso,o placar expressa o seu direito garantido, como também tem direito garantido os aprovados no Concurso Público de MT, onde nós TAIGS esperamos nossa nomeação de fato e de Direito ainda neste mes de Maio/12.
Ademar Adams 22/05/2012
Parabéns pela notícia em primeira mão. Só que o título deveria ser:Juiz Federal vota pela cassação de Silval. Isso porque, a notícia é o voto do DR. Pedro Francisco. Os outros já estavam no bolso.
Glenda Koloviki 22/05/2012
E aí Aline,já perguntou pro Mauro ou pro advogado dele se vai recorrer da setença?
Sérgio Augusto 22/05/2012
Diziam q na época do Stábile era o fundo do poço, hj vejo que não, aliás, até piorou o nível do TRE, mas sei que a PF e o MPF estão investigando uma Asafe 2, pode escrever e veja o que acontece !!!!
Glenda Koloviski 22/05/2012
Primeiramente gostaria de cumprimentar e parabenizar todos os profissionais do Hiper, em especial o senhor Kleber Lima. Tenho uma duvida cruel, será que após essa tentativa de aproximação de Mauro Mendes com o PMDB, ele irá recorrer da sentença em Brasília?
6 comentários