Uma reforma administrativa profunda irá ocorrer no Palácio Paiaguás em abril de 2026, motivada pelo "núcleo duro" de Mauro Mendes (União) disputar as urnas. A informação chegou foi confirmada pelo governador no final deste ano, citando nominalmente cinco secretários e confirmando o que os bastidores já especulavam.
Entre os nomes ainda em especulação, destaca-se a figura da primeira-dama Virgínia Mendes, que emerge como uma das apostas mais poderosas do grupo.
A estratégia de Mendes seria pulverizar os gestores mais bem avaliados entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal, garantindo uma base sólida para a trajetória do grupo, e do próprio Mendes.
As pré-candidaturas estariam divididas em duas frentes, para a Assembleia Legislativa (ALMT), estão cotados: Gilberto Figueiredo, titular da Saúde. Ele é o braço direito de Mendes na reestruturação das unidades do estado, incluindo o Hospital Central, inaugurado recentemente, e onde Figueiredo fez um discurso em tom de despedida.
Alan Porto, na Educação, teria a plataforma eleitoral focada na educação e nos resultados das escolas militares e de tempo integral.
Allan Kardec, na Ciência e Tecnologia, já ocupou uma cadeira no parlamento estadual, e deve usar a experiência a seu favor.
Para a Câmara Federal, o cabeça de chapa é Fábio Garcia, atualmente secretário-chefe da Casa Civil, já possui mandato de deputado federal e é o principal articulador político do governo.
Coronel César Roveri, secretário de Segurança Pública, deve se apossar da bandeira da "tolerância zero" contra o crime, setor com alta aprovação popular em MT, com eleitorado conservador.
O "TRUNFO”
O nome da primeira-dama Virgínia Mendes (UB) também é envolto com grande expectativa. Embora o governador mantenha a cautela pública, o assédio de partidos e parlamentares, como o deputado Paulo Araújo, tornou-se explícito.
A força de Virgínia reside no braço social do governo. Como madrinha do programa Ser Família, ela gerencia a principal plataforma de entrega de benefícios diretos à população vulnerável.
Especialistas apontam que, se confirmada, Virgínia não será apenas uma candidata, mas um potencial "puxadora de votos", devido à capilaridade de suas ações sociais.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

