O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) acredita que o prefeito de Cuiabá em exercício, José Roberto Stopa (PV), fica fortalecido dentro da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) ao assumir o Executivo municipal. Conforme Lúdio, Stopa agora tem nas mãos a autonomia para lidar com os problemas da cidade, o que lhe dá musculatura dentro das negociações internas. Ambos disputam o lugar como cabeça de chapa no grupo e abriram diálogo em dezembro do ano passado, quando o deputado foi chancelado como aposta do Partido dos Trabalhadores.
LEIA MAIS: Lúdio acerta reuniões com Stopa para PT se aproximar de lideranças do PV
"Stopa tem uma pré-candidatura legítima, temos dialogado desde dezembro, quando o PT aprovou o meu nome como pré-candidato para buscar unidade na Federação, construir chapa de vereadores e definir um nome que irá disputar a prefeitura. Agora, é importante destacar que, ele assumindo a prefeitura, se fortalece pois no exercício do mandato tem condições de enfrentar os problemas da cidade. Mas vamos manter o processo de diálogo na Federação", disse Lúdio Cabral nesta quarta-feira (6).
Embora o clima amistoso durante a posse de Stopa na Câmara, nesta terça, Lúdio avalia que reverter o quadro de crise entre o prefeito afastado, Emanuel Pinheiro (MDB), e os vereadores para emplacar a aprovação das contas no plenário é um desafio que o colega de federação pode não conseguir completar.
"Acredito que se já era difícil antes, está muito mais difícil agora para os vereadores aprovarem as contas. Também é preciso avaliar como está o diálogo de Stopa com Emanuel depois do afastamento", observou o deputado.
Stopa acenou aos vereadores e afirmou sua intenção de inseri-los em sua gestão. O prefeito em exercício ainda demonstrou estar aberto a conversar com o governador Mauro Mendes (UB), abrindo a chance de aliança com o grupo que é oposição a Emanuel. O comportamento demonstra não só um estilo diferente de administrar, mas de um possível distanciamento do "Pinheirismo".
Lúdio destacou que os fatos que subsidiaram o Tribunal de Justiça a pedir o afastamento de Emanuel são graves e os Poderes devem tratar o caso com todo rigor. Esse processo também passa pelo julgamento da Câmara. O Legislativo leu, nesta terça, pedido de instauração de comissão processante para investigar denúncias contra o prefeito. A votação do requerimento ocorre na sessão desta quinta. O deputado lembrou que a decisão do plenário respinga diretamento nas eleições.
LEIA MAIS: Pedido de cassação contra Emanuel é lido na Câmara e Chico deixa votação para quinta
"Os fatos relatados que resultaram na afastamento são fatos sérios. Temos uma crise estrutural na Saúde de muito tempo e isso exige resposta de todos os Poderes. No processo judicial, é preciso rigor, que o estado de direito assegure ampla defesa ao prefeito afastado e a Câmara, na condição do Poder do município, tem que tratar isso com rigor e, ao mesmo tempo, com serenidadem até porque estamos muito próximos de um processo eleitoral. Cabe à Câmara responder com rigor, com olhar no regimento, no município, na legislação para que a população consiga se satisfazer no posicionamentro da Câmara", finalizou Lúdio.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.