Terça-Feira, 24 de Março de 2020, 17h:22

Tamanho do texto A - A+

Governo e prefeituras atuarão juntos no combate ao Covid-19

Por: WELLYNGTON SOUZA

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou nesta terça-feira (24), que os municípios de Cuiabá e Várzea Grande atuarão de forma conjunta com o Estado no combate à pandemia do Covid-19, o coronavírus, na baixada cuiabana.  

mendes.png

 

Após reunião com o governador, a prefeita de Várzea Grande, a democrata Lucimar Campos e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deverão entregar em até três dias, um planejamento das ações dos respectivos municípios para o combate do Covid-19.

“Nós discutimos alguns pontos importantes de como integrar a rede desses municípios a um planejamento estadual. Dentro de três dias, Lucimar e Pinheiro vão entregar para o governo do estado, um planejamento dos dois municípios para que possamos articular em conjunto o atendimento exclusivo ao coronavirus na baixada cuiabana e atendendo uma boa parte do estado de Mato Grosso”, afirmou Mendes.

De acordo com o gestor estadual, outro ponto discutido na reunião, é que o governo vai mapear 54 hospitais estaduais afim de ver a disponibilidade que cada um tem de leitos que possa ser destinado para o atendimento em casos de Covid-19.

“Nós vamos fazer esse trabalho e depois uma equipe técnica vai escolher as nossas referencias estaduais para ter este leito para eventuais casos que demanda internação de pacientes que foram confirmados como portados do vírus”, apontou.

A reunião no Palácio Paiaguás contou com a presença dos secretários de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e da Casa Civil, Mauro Carvalho. Também estivem presentes, os secretários municipais de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho e de Várzea Grande, Diógenes Marcondes. Participaram ainda os deputados estaduais Paulo Araújo (PP) e de Carlos Avalone (PSDB) e o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga.

Casos em Mato Grosso

O número de casos confirmados de contágio pelo coronavírus no estado subiu para sete, como apontam dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgados nesta terça-feira (24). O balanço aponta também que as ocorrências suspeitas monitoradas pela pasta saltaram de 210 para 269, representando, assim, um aumento de quase 30%

A maior parte das ocorrências está concentrada em Cuiabá, onde há cinco pessoas contaminadas. Em Várzea Grande, há uma ocorrência de contaminação pelo vírus, assim como no munícipio de Nova Monte Verde.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei