O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), disse que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) trabalha para cumprir as condicionantes apontadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para iniciar as obras na MT-251, no entorno do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).
Fábio frisou que o governo de Mato Grosso conseguiu a licença ambiental dos dois órgãos federais para fazer o retaludamento - corte do paredão e alargamento da rodovia -, porém, as entidades ainda precisam emitir a autorização para captura, coleta e transporte de material biológico (Abio) e autorização de supressão de vegetação (ASV) para as equipes da pasta estadual começarem os trabalhos.
"Existe uma licença ambiental que conseguimos no Ibama, com o esforço de muitos atores: a Assembleia, a bancada federal e tantas pessoas que me ajudaram. Estamos cumprindo os condicionantes para que a gente possa dar início a obra", falou Fabio Garcia à imprensa nesta quarta-feira (14).
Ao cumprir os requisitos apontados pelo Ibama, a primeira licença a ser concedida é a ASV. Em seguida, a Sinfra terá acesso à Abio que autoriza a coleta de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ e o transporte de material biológico para a realização de estudos ambientais.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) pressiona o Ibama e o ICMBio pela liberação devido o risco de novos desmoramentos na MT-251. Inicialmente, a Sinfra-MT fazia o controle do fluxo de veículos por meio da operação "pare e siga" que foi interrompida a partir do Festival de Inverno após deliberação do Ministério Público.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.