Política Quarta-feira, 04 de Maio de 2011, 12:21 - A | A

Quarta-feira, 04 de Maio de 2011, 12h:21 - A | A

VER PARA CRER

Deputada quer apresentação de atas das eleições da presidência

Socialista quer ter certeza sobre regularidade de pleito que levou de volta José Riva em comandar Assembleia Legislativa. Riva diz que tem consciência tranquila

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) quer a apresentação de todas atas com registro das últimas eleições da Mesa Dietora da Assembleia Legislativa. O

Widson Maradona/AL
Deputada questiona reeleição de José Riva para presidência da Assembleia
requerimento foi entregue na sessão ordinária matutina desta quarta-feira (04). A parlamentar alegou que por ser nova na Legislativo, não tinha conhecimento aprofundado do Regimento Interno, mas que agora tem lido as regras com mais tempo e por isso decidiu requerer as informações.

“Agora lendo o regimento eu quero ver as atas para saber se houve ou não regularidade já que uma das minhas dúvidas é a eleição da Mesa Diretora”, explicou a deputada, observando que foi o único voto contrário à eleição da atual formação, ocorrida em fevereiro passado, que elegeu mais uma vez o deputado José Geraldo Riva (PP) presidente da Assembléia.

Única deputada da atual legislatura e adversária política de Riva, especialmente na região do Vale do Arinos, já que ambos são de Juara (distante 664 quilômetros de Cuiabá), Luciane ressaltou que é direito dela acessar essas informações. A intenção da deputada é comparar o Regimento da Assembléia com as constituições Estadual e Federal. Nenhuma delas, por exemplo, permite a reeleição a cargos do executivo por mais de uma vez.

José Riva está em seu quinto mandato como presidente do legislativo mato-grossense, de forma alternada, intercalando nesse período presidência e primeira-secretaria. Na legislatura passada Riva também era presidente, mas teve o mandato cassado pelo TRE em julho de 2010 sob a alegação de compra de votos.

“Tenho a consciência tranqüila de que tudo foi feito dentro da legalidade, não há que se falar me reeleição porque eu não era nem detentor de mandato, quanto menos mandato de presidente já que eu tinha tido meu mandato cassado”, Riva, afirmando que a eleição de fevereiro foi transparente, inclusive transmitida pela TV Assembléia.

O Regimento Interno da Assembléia passou por ampla reforma há sete anos , objetivando sua atualização. Nos últimos até uma Comissão Especial foi formada para adequá-lo às constituições do Estado e Federal.

O requerimento de Luciane Bezerra, esposa do ex-prefeito de Juara, Oscar Bezerra [PSB] não chegou a ser votado hoje, por ter sua tramitação em plenário considerada desnecessária pelo presidente Riva.

“É um pleito legítimo da deputada, mas ela nem tinha a necessidade de fazer esse requerimento, porque a nossa determinação é a de que qualquer deputado tenha acesso a todo documento a qualquer momento que pretender. Já determinei a entrega de todas as atas que a deputada quiser”, apontou o presidente da Assembléia.

 

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros