Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,46
euro R$ 6,45
libra R$ 6,45

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,46
euro R$ 6,45
libra R$ 6,45

Política Quarta-feira, 12 de Maio de 2021, 16:16 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 12 de Maio de 2021, 16h:16 - A | A

COM APOIO DE KALIL BARACAT

Conselho aprova implantação do BRT na região metropolitana

DA REDAÇÃO

O Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem) aprovou nesta quarta-feira (12), por maioria, a substituição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, como modal de transportes na Região Metropolitana da Capital. Foram 13 votos a favor da nova solução de transporte.

Tchélo Figueirdo

mendes conselho.jpg

 

A relatoria do processo de substituição do VLT para BRT ficou sob a responsabilidade do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), que deu parecer favorável à implantação do BRT. 

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), o conselho tem a função principal de apresentar e discutir soluções para o futuro da Região Metropolitana, por meio da integração de planos, políticas e ações dos municípios. 

"A escolha pelo BRT foi antes de tudo técnica, embasada por estudos que apontaram diversas vantagens, como maior economia para sua implantação e viabilidade de projeto", disse Mendes.

Além disso, Mendes explica que a mudança do modal corrige um 'erro histórico', que segundo ele, o VLT foi escolhido em cima de corrupção - na gestão do ex-governador Silval Barbosa (sem partido).

"Acredito que o Codem traz uma contribuição relevante no contexto do aglomerado urbano da Baixada Cuiabana, e poderá nos auxiliar com diretrizes de políticas públicas que nós poderemos vir a implementar”, ressalta o governador.

Para deliberação sobre o modo de transporte, todos os conselheiros receberam e analisaram os estudos técnicos disponibilizados em consulta pública feita pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), bem como participaram da audiência pública que apresentou os quesitos técnicos e legais da implantação do BRT, realizada na última semana.

A fim de trazer ainda mais clareza acerca do BRT, todos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas técnicas e jurídicas, que foram respondidas pelo engenheiro de transportes da Sinfra, Rafael Detoni, e pelo procurador do Estado Wilmer Cysne Prado.

Ao proferir o voto, Baracat destacou que já defendeu a continuidade das obras do VLT, quando ainda não era prefeito municipal, mas percebeu a importância da mudança para o cidadão usuário do transporte coletivo, que é quem mais necessita de uma solução de mobilidade urbana.

“Foi definido hoje, por meio dessa sessão onde o conselho aprovou e agora o Estado vai tomar as medidas cabíveis para realizar a obra. Minha decisão foi baseada nos estudos técnicos, pareceres jurídicos. Inclusive, eu era favorável ao VLT. Defendi isso na minha campanha. Depois de apresentações e estudos, até pelo relatório que apresentei, hoje aprovo o BRT e acho que será mais econômico, flexível e vai atender a região metropolitana”, disse o prefeito.

Para a implantação do BRT,  o Governo do Estado se responsabilizará pela realização das seguintes obras de infraestrutura: corredor segregado, paradas, estações e terminais, tratamento das calçadas, Parque Linear da Av. Rubens de Mendonça, Centro de Controle Operacional, Garagem Operacional do BRT com subestação de recarga elétrica dos ônibus, sistema de monitoramento e segurança da frota e usuários, sistema de comunicação com os usuários e também pela aquisição dos ônibus movidos à eletricidade.

BRTXVLT

Representando os conselheiros, Aislan Sebastião destacou a importância dessa série de discussões que o Governo de Mato Grosso tem feito para demonstrar à população os benefícios e vantagens da implantação do BRT, não apenas para a situação econômico-financeira do Estado, mas, principalmente, para os usuários do futuro modal de transporte.

Os investimentos estimados para o BRT são da ordem de R$ 460 milhões, enquanto o VLT demandaria R$ 763 milhões, situação que  exigiria mais recursos do Governo de Mato Grosso para execução de obras.

Já para o usuário do coletivo, o BRT apresenta melhor desempenho operacional e proporcionará maior flexibilidade de operação junto aos ônibus do sistema alimentador dos municípios, permitindo reduzir o número de integrações para os usuários, quando comparado à modelagem da rede com o sistema VLT, dada a possibilidade de uso compartilhado no corredor segregado.

Divulgação

BRT.jpg

 

“Recebemos um conjunto de informações comparativas entre BRT e VLT e participamos da audiência pública que aconteceu com a participação da população e hoje tivemos um complemento das informações básicas que tínhamos em relação à troca desse sistema do VLT para BRT", comenta.

"Com o VLT o trajeto seria mais engessado. Com o BRT, teremos maior flexibilidade e viagens rápidas ao centro da cidade, diminuindo o tempo que a população fica dentro do ônibus”, aponta o conselheiro.

Aislan destacou ainda outros pontos principais que, segundo ele, são favoráveis à substituição dos modais de transporte: a manutenção da gratuidade aos estudantes e idosos, bem como a tarifa reduzida, no valor de R$ 3,04, quando comparada ao do sistema VLT, que custaria em torno de R$ 5,28. Além disso, o BRT demandará menor custo e menor tempo de implantação, quando comparado a outros modais. As obras devem durar até 18 meses.

“Será garantido o direito conquistado pelos estudantes, pelos idosos na questão da gratuidade. Isso é de fundamental importância e fez com que chegássemos a esse convencimento da aprovação da substituição de VLT por BRT, que é um compromisso do governo de Mato Grosso – e fazer com que todos os conselheiros tivessem firmeza no seu voto. O BRT vai abranger o maior número de bairros, tanto em Cuiabá, quanto em Várzea Grande”, encerrou o conselheiro.

A previsão é de que, com a aprovação da substituição do modal pelo BRT, o governo lance edital para contratação de obras  do BRT até o mês de junho. Além dos citados, participaram ainda o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário de Infraestrutura e Logística Marcelo de Oliveira, o secretário de Fazenda Rogério Gallo, o procurador-geral do Estado Francisco Lopes, entre outras autoridades. 

Formação do Codem

O conselho reúne representantes dos poderes Executivos, Legislativo e entidades civis dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, que compõem a região metropolitana, e toda a reunião foi transmitida pelo YouTube do Governo de Mato Grosso. Além dos votos favoráveis, a mudança pelo BRT também teve quatro votos contrários e duas ausências. 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros