O presidente do PT em Mato Grosso, Valdir Barranco, afirmou que a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e os partidos da coligação - PSD, Psol e REDE - trabalham em conjunto para que Cuiabá entre na "lista" de viagens do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para apoiar a candidatura a prefeitura de Lúdio Cabral (PT). De acordo com Valdir, o grupo está ciente de que as possibilidade são mínimas, pois Lula deixou claro que não será capaz de atender a todos os candidatos. Mas o grupo atua para o destino ser priorizado.
LEIA MAIS: Vinda de Lula para apoiar Lúdio depende de arranjo com a nacional do PT
O PT Cuiabá conta com o ministro da Agricultura (Mapa) e presidente do PSD em MT, Carlos Fávaro, na linha de frente em Brasília. Como membro da Esplanada dos Ministérios, Fávaro tem acessos que o colocam em posição privilegiada entre os articulares. O ministro tem motivos pessoais, uma vez que sua filha, a jornalista Rafaela Fávaro (PSD), é candidata a vice-prefeita na chapa.
"Não é só a federação, mas também a coligação e o ministro Carlos Fávaro, que é do PSD, está trabalhando. O presidente já deixou claro que não vai percorrer muitos municípios, vai priorizar alguns, mas vamos trabalhar para que dentro desses alguns, Cuiabá esteja como prioridade", falou Valdir Barranco nesta quarta-feira (21).
As eleições municipais são compreendidas pelo PT como uma "mola propulsora" para dar musculatura ao partido em 2026, quando serão escolhidos o presidente do país, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A sigla mirou as cabeças de chapa das capitais, com os maiores colégios eleitorais dos estados, para aumentar a absorção de votos.
O peso da majoritária a prefeito para o PT favoreceu Lúdio enquanto disputava espaço com o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV). A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi uma das vozes que o defendeu juntos as lideranças partidárias da federação.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.