O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), admitiu que deve se licenciar temporariamente do cargo durante o período eleitoral de 2026. O objetivo é atuar diretamente na campanha de sua esposa, a vereadora e pré-candidata a deputada estadual Samantha Iris (PL), sem comprometer a liturgia do cargo ou infringir a legislação eleitoral.
Abilio justificou o afastamento como uma medida de transparência para evitar que sua participação em atos políticos seja confundida com a agenda oficial da prefeitura. "Eu acredito que é uma possibilidade, sim [a licença]. Vai ter que ter um determinado momento que eu vou ter que andar com ela em algum lugar, e eu não quero estar na condição de prefeito fazendo isso", afirmou o gestor.
O prefeito planeja se afastar por um período que pode variar de 15 a 30 dias, dependendo da necessidade da campanha. Segundo ele, o foco será "rodar o estado", indicando que Samantha buscará votos além dos limites da capital.
Com a licença de Abilio, a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo) é o nome natural para assumir a gestão do município. Porém, ela também é cotada nas listas de pré-candidatos. Se a candidatura se confirmar, a gestão do Palácio Alencastro pode terminar nas mãos da presidente da Câmara, Paula Calil (PL).
Porém, esta articulação ainda não foi ventilada pelo gestor que citou Vânia durante entrevista nesta quinta-feira (29). "Eu confio que a Vânia pode fazer essa condução com tranquilidade, como fez quando estive fora do país", declarou Abilio.
Questionado sobre a possível candidatura de Vânia ao mesmo cargo de Samantha, o prefeito disse não ter sido comunicado oficialmente. "Se ela tiver essa intenção, ela me comunica e vemos o que fazer".
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





