A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Maculatus, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na distribuição de drogas e armamentos na região metropolitana. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, a partir de investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc).
De acordo com as investigações, as ordens para o tráfico e a movimentação de armas partiam, em grande parte, de um reeducando que, mesmo preso, continuava a comandar o esquema com o auxílio da esposa e de um comparsa. Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, e uma quantia expressiva em dinheiro foi apreendida. As ações seguem em andamento.
A operação é um desdobramento de um inquérito instaurado em 2024, que apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de armamento de uso restrito. As apurações começaram após a prisão de quatro suspeitos, em 20 de maio deste ano, quando os policiais apreenderam porções de maconha, duas armas calibre .357 (uma delas com numeração raspada), munições e dinheiro em espécie.
Com o avanço das investigações, os agentes identificaram uma ampla rede de comunicação entre os envolvidos, revelando uma estrutura organizada voltada à distribuição de drogas e armas de fogo. A Operação Maculatus faz parte da Operação Inter Partes, dentro do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado, que reforça o enfrentamento ao crime organizado em Mato Grosso.O delegado André Rigonato, responsável pelo caso, destacou a importância da colaboração popular.
“As informações repassadas pela população são essenciais para o avanço das investigações e o fortalecimento das ações de combate ao tráfico e ao crime organizado em Mato Grosso”, afirmou o delegado, lembrando que as denúncias anônimas podem ser feitas pelo 197.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





