Apesar do número recorde de candidatos inscritos para o preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso pelo Quinto Constitucional, a coluna apurou que a disputa real gira em torno de apenas 10 candidatos, sendo cinco de cada gênero.
HiperNotícias conversou com advogados experientes e política classista da OAB que já compuseram a diretoria e o conselho seccional – inclusive alguns que já disputaram a vaga do Quinto – e apurou os nomes mais cotados. São aqueles que, conforme as fontes consultadas, deverão conquistar a quantidade mínima de votos para constar na lista sêxtupla, que é 27 sufrágios, equivalentes à metade mais um dos 51 votantes.
De acordo com as fontes ouvidas, a disputa entre os homens está mais acirrada, sendo que nem todos dos cinco mais fortes deverão passar de 30 votos, embora todos devam atingir a votação de corte. São eles, por ondem alfabética, Jackson Coutinho, Oswaldo Cardoso, Ricardo Almeida, Sebastião Monteiro e Stalyn Paniago.
Já entre as mulheres, apontam as fontes, as três advogadas mulheres mais votadas deverão passar dos 30 votos com folga. Por ordem alfabética, as cinco mais cotadas são Angeliza Segura, Dinara Arruda, Michelle Dorileo, Jamille Clara e Juliana Zafino. A eleição acontecerá na próxima sexta-feira (10). Após essa data a OAB encaminhará os seis nomes para o Tribunal de Justiça, que reduzirá a lista a três nomes, sem paridade de gênero, e então a encaminhará a lista tríplice ao governador Mauro Mendes, que é livre para escolher qualquer um dos três.
A disputa da vaga no TJ surgiu após a aposentadoria compulsória do desembargador José Ferreira da Silva, em junho passado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.