Os dois países concordaram em realizar um "estudo de viabilidade" para explorar a possibilidade de iniciar negociações para um acordo bilateral de serviços. Se acordado, o governo britânico afirma que isso estabeleceria regras claras e uma previsibilidade jurídica para as empresas do país que fazem negócios na China.
Segundo o comunicado britânico, os acordos desta quinta também levarão a China a relaxar as regras de visto para cidadãos do Reino Unido - acabando com a exigência para viagens de até 30 dias - como em outros 50 países, incluindo França, Alemanha, Itália, Austrália e Japão. Outra medida anunciada nesta quinta-feira atenderá aos pedidos das empresas britânicas por regras mais claras, melhor acesso ao mercado chinês e apoio para expandir suas vendas na China.
Starmer é o primeiro líder do Reino Unido a visitar a China desde 2018 e levou uma comitiva de autoridades e representantes do setor privado. Segundo ele, as empresas britânicas têm pedido a ele maneiras de expandir sua presença no gigante asiático. "Vamos facilitar isso para elas, apoiando-as a se expandirem no exterior", disse o primeiro-ministro.
Já Xi Jinping ressaltou a necessidade de mais "diálogo e cooperação" em meio a uma situação internacional "complexa". "Nossa cooperação teve um início franco e abre novas perspectivas para as relações da China com o Reino Unido", disse o presidente chinês.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




