No começo do ano, Chávez submeteu-se a uma cirurgia para a retirada de tumor reincidente na região pélvica, de cerca de 2 centímetros. Após a cirurgia, ele disse que estava recuperado, mas diminuiu o ritmo de trabalho e as aparições públicas.
Chávez disse que “segue consolidando o processo de fortalecimento da saúde”. "Eu vou [para Cuba] para garantir o bom atendimento da minha saúde e cumpro zelosamente o plano de tratamento coordenado pela equipe médica que me trata”, acrescentou.
No ano passado, o presidente venezuelano passou por quatro etapas de quimioterapia em Havana e Caracas. Apesar dos períodos de tratamento e de repouso, ele anunciou a candidatura à Presidência da Venezuela. Chávez enfrentou o adversário Henrique Caprilles, vencendo-o por uma diferença de cerca de 10% dos votos.
Ao longo do ano, Chávez reduziu a quantidade de cerimônias e viagens ao exterior. Ele demonstrou seguir as orientações médicas de forma disciplinada. No entanto, recusou a sugestão de afastamento do poder, mesmo que provisório.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.