O autor confesso do duplo atentado que tirou a vida de 76 pessoas na Noruega, Anders Behring Breivik, foi transferido para uma prisão a oeste da capital Oslo, informou nesta quarta-feira (27) o jornal local Verdens Gang. imagem da internet Uma das celas da prisão de Halden Fengsel, considerada uma das melhores prisões do mundo.
Breivik está preso em uma cela de 7 m² no centro penitenciário de Ila, em Sandvika, nos arredores de Oslo, capital do país, que possui um dos sistemas carcerários mais ‘luxuosos’ do mundo.
Entretanto, segundo o jornal britânico The Telegraph, este não deve ser o último destino do atirador: ele ainda deve ser transferido para a "melhor cadeia do mundo".
De acordo com reportagem do Telegraph, Breivik deverá cumprir pena em Halden Fengsel, a “prisão mais progressista do mundo” – onde os prisioneiros têm mini-geladeiras, cursos de culinária e grafite e televisões de tela plana nos quartos – e que abriga alguns dos piores criminosos da Noruega.
Além disso, a prisão de Halden Fengsel, inaugurada no ano passado também nos arredores de Oslo, possui até instalações separadas do prédio principal para que os prisioneiros possam passar noites de visita com suas famílias.
Segundo o diretor da prisão, Are Hoidal, o centro carcerário é uma prova de que “o sistema prisional norueguês está concentrado em questões de direitos humanos e no respeito”.
De acordo com estatísticas oficiais, apenas 20% dos presos na Noruega cometem casos de reincidência nos primeiros dois anos de liberdade.
Metade dos guardas da prisão são mulheres, seguindo estudos que indicam que a presença feminina diminui a violência nas cadeias. Os agentes carcerários também não carregam armas nos corredores e até almoçam e praticam esportes junto dos detentos.
O norueguês de 32 anos, um fanático de ultradireita próximo a fundamentalistas cristãos e profundamente anti-Islã, ficará em prisão preventiva por pelo menos quatro semanas, prazo que pode ser estendido para até oito semanas.
Segundo o jornal norueguês Verdens Gang, Breivik será vigiado 24 horas por dia para evitar que suicide. Durante este primeiro mês de prisão, ele não poderá se relacionar com nenhum outro preso, não terá acesso a jornais, não irá receber correspondências e só poderá se comunicar com seu advogado, Geir Lippestad, e com a polícia. Ele ficará preso em regime de solitária até pelo menos o dia 22 de agosto.
Também está previsto que dois psiquiatras comecem a fazer uma avaliação do estado mental de Breivik, o que pode durar vários meses. Segundo o advogado do autor do duplo atentado sugeriu nesta terça-feira, seu cliente “está louco” e vive em um mundo paralelo.
Anders Breivik é o autor confesso do atentado à bomba que matou oito pessoas em frente ao escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, na sexta-feira (22).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.