Empreendedor Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011, 18:08 - A | A

Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011, 18h:08 - A | A

Vinte anos do Recanto do Criador e de amor e valorização pelos pássaros e animais de estimação

Focado especialmente em pássaros, a empresa possui 500 aves das mais diversas espécies, além de produtos para a melhor qualidade de vida dos bichinhos




Agradáveis e apaixonantes para uns, irritantes e barulhentos para outros, os animais de estimação são sempre bem-vindos em várias casas. Mesmo não sendo preferência de muitos, os pássaros estão entre os animais que podem ser ótimas companhias para quem quer ter a casa mais animada e principalmente porque quem ama esses bichinhos.

Pensando essencialmente para estas pessoas, surge a loja Recanto do Criador. Claro que, de início, ela não foi aberta para quem ama aves ou animais, ela foi criada para satisfazer o sentimento de Antônio Carlos Moura Peres, o famoso Totó, apelido que é mais conhecido que seu próprio nome. Simples, interiorano e com um jeito tradicionalmente tranqüilo, ele abriu a empresa na tentativa de sair de uma época ruim em que vivia.

Atravessando um período de grave crise política com medidas econômicas impostas pelo ex-presidente do Brasil, Fernando Collor, em que bens dos brasilieros ficaram retidos, Antônio se viu perdido. Sem formação acadêmica, de hábitos simples e, ainda por cima, morando em Mandaguari no Paraná, o jovem não tinha muitas possibilidades e resolveu sair da cidade para morar em Cuiabá. Mas essa não era a primeira vez que ele vinha ao Centro-Oeste. Viajando muito para Cuiabá, ele vinha à cidade, não somente para passeio e para ver passarinhos, sua grande paixão, mas pensando nas possibilidades de ficar. “Eu vinha muito não só para ver os pássaros que tanto amo, mas para trazer produtos para criadores”, lembra.

Ele conta que na quarta vez que vinha para Cuiabá, ele, então, resolveu permanecer na cidade, enquanto sua esposa Elaine Maria B. Peres e sua família continuaram em sua cidade natal. Sozinho em Cuiabá, em 1983, ele começou a trabalhar nas mais diversas áreas e o segmento de farmácia foi um deles. Ficando em Mato Grosso por sete anos, ele resolveu voltar para o Paraná em 1990.

Mas essa mudança só serviu para que a idéia de ter seu próprio empreendimento se solidificasse. Voltando para Cuiabá em 1991 já com sua família, ele resolveu deixar o segmento de farmácia e partir para aquilo que o agradava verdadeiramente, os animais. Assim, nasce o Recanto do Criador, que era localizado em umas das ruas mais antigas de Cuiabá, a Miranda Reis e que, mesmo depois de 20 anos e algumas mudanças, ainda permanece na mesma rua.

Fotos: Mayke Toscano/Hipernotícias

SUPERFLUO DESNECESSÁRIO?

Mesmo que seu trabalho fosse considerado desnecessário quando começou, principalmente porque, na época, os animais de estimação não eram tão bem tratados quanto hoje, ele não se deixou abater e continuou com a empresa. Afinal, ele trabalha com os produtos, que nem podem ser considerados produtos, que gosta: os pássaros. Totó ressalta que o melhor de trabalhar no segmento que atua é que os clientes são sempre pessoas que possuem o mesmo sentimento dele: a necessidade dos pássaros e o prazer em tê-los em casa. “Meu trabalho é uma atividade alegre com a qual sustento minha família e ao mesmo tempo, tenho e proporciono prazer”, garante.

Nos primeiros anos, a empresa era bem pequena, era uma loja simples, modesta e com poucas opções de pássaros bem como de produtos para os animais. No início, o Recanto do Criador começou apenas com o esforço de Totó e seu pai que eram os únicos funcionários. A situação era tão crítica que ambos tiveram de morar na loja durante quatro meses, e só depois desse tempo tiveram condições de adquirirem uma nova moradia.

Embora a situação tenha melhorado, somente um ano após as portas estarem abertas foi que a empresa começou a ter condições para contratar novos funcionários. Mas isso não significa que a loja deslanchou em crescimento. Totó lembra que trabalhar com aves não é fácil devido à concorrência e as crises pelo qual o país passou. “A concorrência é forte e as crises sempre nós afetam. Seja na agricultura, produção de grãos ou até crise no Estado. Tudo influencia o andamento da empresa”, assegura.

Por isso o interesse em ampliar a atuação da empresa sempre foi a vontade de Totó. Por três vezes, ele tentou incluir na loja o comércio de cães, mas em todas as vezes houve complicações, principalmente com os pássaros. “Cachorro é um animal que não dá para associar com passarinho. Os cuidados e necessidades são diferentes”, afirma.

E foi em 1992 que Totó desistiu definitivamente de comercializar cachorros, mas isso não significa que ele deixou de vender produtos para estes animais. A empresa possui produtos para cães, gatos, peixes e, sem dúvidas, para pássaros. Decidindo que seria, realmente, pássaros, o foco da empresa, Totó começou a adquirir as espécies, e hoje possui um total aproximado de 500 pássaros.

MAIS QUE PRODUTOS, ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Para adquirir todos os pássaros, ele lembra que foi preciso muito esforço, principalmente por Cuiabá não ter força para abastecer esse tipo de mercado. Assim, foi necessário manter contato com fornecedores de São Paulo. E o relacionamento deu tão certo que, atualmente, ele nem precisa sair de Cuiabá. É só ligar e pedir que os pássaros são entregues no Recanto do Criador. “A qualidade de fora do estado é boa e por isso, conseguimos comprar o melhor”, garante.

Mas nem sempre foi assim. Para Totó descobrir quais são os produtos de qualidade, ele teve de passar por algumas dificuldades, inclusive prejuízos, pois foi necessário adquirir vários produtos e diversas marcas até chegar ao melhor. “Compramos uma marca, depois outra, até descobrirmos qual é o melhor para nosso cliente. Muitas vezes tínhamos que deixar o produto no estoque porque ele não era suficientemente bom para ser comprado por nossos clientes e nem para ser usado pelos bichos de animações que eles possuem”.

E essa preocupação especial com os animais se reflete também na busca por funcionários capazes de atender não só os clientes, mas cuidar dos pássaros que ainda serão vendidos. “Não temos funcionários especializados para este tipo de trabalho. Mas isso não significa que não temos pessoas capazes de trabalhar com pássaros. Eu, por exemplo, aprendi com leitura e própria vivencia”, afirma.

Mas a apreensão na busca por funcionários não é somente pelos cuidados que estes devem ter com as aves, mas também com os clientes. Afinal, sem cliente não há empresa. Por isso, que o Recanto do Criador disponibiliza horários diferenciados de atendimento, inclusive fora do horário comercial, principalmente porque Totó e sua esposa moram nas instalações em cima da loja. Sábado e domingo são mais uma opção para quem quer adquirir um pássaro ou mesmo um produto para seu animal de estimação.

HOJE

E com todo esse zelo e cuidado com os clientes, o Recanto do Criador já é uma referência no segmento que atua, principalmente porque a concorrência, por várias, vezes indicam o Recanto quando elas não possuem o produto que o cliente deseja. “Várias pessoas já vieram aqui com informações de nossos concorrentes que diziam que nos sempre temos o produto”, declara.

Embora ainda seja uma empresa pequena e simples, mas muito preocupada e apaixonada pelo que faz e pelos pássaros que comercializam, o empreendimento possui 180 metros quadrados e conta com seis funcionários que atendem aproximadamente 70 clientes por dia. Considerado como um “comércio de formiguinha”, já que cada pessoa compra pouquíssimos produtos, somente o necessário para a sobrevivência do seu animal, o Recanto do Criador é uma empresa familiar e de pequeno porte. No entanto, já pode se dizer que ela alcançou o sucesso, pois o amor que Totó sente pelo que faz e reconhecimento que os clientes tem disso, o fazem crescer mesmo que sem pressa.

Para Antônio Carlos Moura Peres empreender é: Perseverança!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento

A dica é pensar, primeiro, no local da empresa. A localização é muito importante para o desenvolvimento do empreendimento, porque se ela estiver bem localizada, ela será lembrada e isso já é um bom começo. Além disso, os interessados devem abrir um negócio que se tenha interesse. Não adianta entrar em um segmento que não tem relação com a preferência do proprietário. E é preciso, também, controlar a ansiedade. Porque tudo feito na ânsia de querer retorno tende a dar errado, além da insistência, perseverança e ânimo.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?

Para os pequenos, esta é a maior dificuldade. Isso atrapalha muito o crescimento da empresa. Para os grandes, o imposto é só um ponto, mas para nós, uma montanha. Isso encarece bastante alguns produtos e faz com que a empresa encare dificuldades que poderiam ser evitadas ou que poderiam servir para o próprio crescimento do negócio.

3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?

Os dois são importantes. Na verdade, é preciso ter conhecimento. É preciso estar constantemente mudando e se informando. Sempre de olho no novo para que surjam idéias criativas. Com isso, o dinheiro vem e a empresa cresce.

4. O que é mais difícil: fidelizar um cliente ou conquistar um novo?

Não é difícil trazer um cliente novo. É difícil fidelizar e ser único. Porque para você fidelizar, você tem que agradar o cliente todas as vezes que ele aparecer na loja. Assim, ele irá voltar sempre que precisar. E acredite, a partir do momento que você falhar no atendimento, o cliente já começa a procurar outro estabelecimento que forneça o mesmo serviço que o nosso, e para ele não voltar mais, é um passo.

5. Qual o diferencial?
É claro que todo mundo que trabalha neste segmento tem dificuldades. É preciso buscar produtos e animais de fora do estado para podermos comercializar. O estado não é capaz de abastecer esse mercado. Por isso, a qualidade é nosso diferencial, principalmente porque nós temos contatos com os melhores fornecedores.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

andre jacob 26/11/2011

DE FATO A MATERIA CONTEMPLA NAO SO A DEDICAÇÃO DESTA FAMILIA AOS PEQUENOS ANIMAIS, MAS ACIMA DE TUDO UMA HISTORIA DE LUTA. SAO PESSOAS FANTASTICAS QUE MERECEM TODOS OS LOUROS PELAS CONQUISTAS. PARABENS TOTO E ELAINE, MUITO SUCESSO PARA VCS E O RECANTO DO CRIADOR, A MELHOR LOJA DO SEGMENTO EM MATO GROSSO.

Torpedo 22/11/2011

Excelente a reportagem e parabéns aos editores. O empreendorismo como ferramenta para o sucesso empresarial deveria ganhar mais espaço e quem sabe incentivar nossa juventude.

Honéia VaZ 15/11/2011

Ótima matéria Karine.

R. Lazaro 11/11/2011

Alessandro...Louco, eu?? Se eu sou louco por defender a liberdade, então muito prazer!!! EU SOU UM LOUCO(e não loco) COM TODO PRAZER!!! ah...antes de escrever bobagem, aprenda a escrever antes. Abraços!!

alessandro 07/11/2011

Este tal de R. Lazaro é loco ñ sabe o que tá falando vai conhecer melhor as coisas e depois vc opina quando a gente é leigo no asunto ñ opinamos e parabens totó pelo os 20 anos

R. Lazaro 04/11/2011

Lugar de animais é na natureza e não vejo graça nenhuma em aprisionar os bichinhos privando-os da liberdade, em nome de um hoby... pode ser até bonito para uns, mas não para mim que sempre acabo por imaginar como é triste a vida de um bichinho que não fez nada para merecer a prisão.

MARCOS CAMARGO 04/11/2011

Sr. TóTó já comprei varias vezes na sua loja, voltei por muitas vezes pelo motivo do otimo atendimento que eu recebí de vocês, gostei muito das suas dicas com empresário, estarei hoje no final da tarde na sua loja para comprar mais produtos e parabenizando pessoalmente pelo seus 20 anos. Desejo que Deus possa continue te abençoando e desejo muito mais sucesso, abraços de um cliente. Morador da Rua Dr. Fernando Ferrari- 468 -bairro Dom Aquino - Cuiabá - MT

jose carlos da silva 29/10/2011

Pessoas como vc representam a diferença neste mercado tao competitivo, fico particularmente contente por ser seu amigo e cliente desta conceituada loja há tantos anos, continue assim e seja sempre a pessoa atenciosa de sempre, parabens pelo seu trabalho junto com sua esposa e toda sua equipe, vc é um campeao totó, com carinho e atençao por todos os seus clientes vc é a diferença em cuiabá

8 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros