Em setembro, o índice cheio do CPI teve alta de 0,3% na comparação mensal e acréscimo de 3,0% no confronto anual.
O número foi divulgado em caráter excepcional durante a paralisação do governo dos EUA, que atingiu o recorde com duração mais longa da história da máquina pública norte-americana.
Núcleo
O núcleo do CPI dos Estados Unidos, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 2,6% na comparação anual de novembro, segundo os dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. A comparação mensal do núcleo do CPI de novembro não foi divulgado.
Em setembro, o núcleo subiu 0,2% ante agosto e registrou alta de 3,0% ante um ano antes.
No texto publicado nesta quinta, o Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) menciona que não foram coletados os dados de pesquisa para outubro de 2025 devido ao shutdown e que não foi possível coletar as informações de maneira retroativa.
"Para alguns índices, o BLS utiliza fontes de dados não provenientes de pesquisas em vez de dados de pesquisa para realizar os cálculos do índice. O BLS conseguiu obter retroativamente a maior parte dos dados não provenientes de pesquisas para outubro", explica, ao mencionar que a coleta de dados do CPI foi retomada em 14 de novembro de 2025.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





