“Design é a palavra da minha vida”. Foi assim que Hans Donner, responsável por desenvolver a marca da Rede Globo, reconhecida mundialmente pela sua força, deu início à palestra “A descoberta da brasilidade pelo design – Case: A TV Made in Brazil”, primeira palestra master do seminário 10º Design é Tudo, organizado pelo Sebrae, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, nos dias 30 e 31/11.
Ele prosseguiu dizendo que é preciso paixão para fazer design e confessou seu assombro ao se dar conta do volume de pessoas que atinge com seus trabalhos.
Ao contar um pouco de sua história, disse que se apaixonou pelo Brasil na Copa do Mundo de Futebol de 1958 e relevou que brincava com o irmão no quintal de sua casa na Áustria. “Eu era o goleiro Gilmar e meu irmão o Pelé. E foi aí que percebi que esse país tem emoção”.
|
“Esperem para ver, será algo completamente novo”, adianta, sem revelar detalhes. Ao falar um pouco de sua história, relembrou fatos marcantes e pessoas importantes na sua carreira no Brasil. “O Boni (José Bonifácio Sobrinho) é meu pai. Eu sou eternamente grato a ele por ter acreditado no meu trabalho e ter me dado todas as possibilidades de criar as coisas”.
Finalizou a palestra falando do projeto que considera o mais importante de sua vida e que vem sendo desenvolvido há 27 anos, sem, no entanto, conseguir viabilizar comercialmente, um marcador de tempo (relógio) cujo conceito é completamente inovador.
“Tudo começou em Paris em 1986 quando cheguei à conclusão de que os marcadores do tempo são péssimos e desenvolvi essa nova forma de mostrar a passagem do tempo e das horas de uma maneira suave e bela, trabalhando as áreas de claro e escuro, exatamente como é a passagem do tempo durante um dia”.
Em meio a imagens dos trabalhos, da mulher Valéria,que sempre o acompanha, e dos filhos, disse que “design é ficar atento e que ele pode ser o fio para viver coisas maravilhosas” e encerrou a palestra declarando: “O Brasil virou meu paraíso de todas as realizações, profissionais e pessoais”.
DESIGN DE SERVIÇOS
Antes da palestra magna e ainda na programação vespertina do seminário, a coordenadora do núcleo de estudos e negócios em design e inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ellen Kiss, gerente de projetos do Itaú Unibanco, fez a palestra Como Inovar em Serviços, em que apresentou cases onde serviços diferenciados fazem toda a diferença.
Começou contando uma experiência pessoal e as surpresas agradáveis que teve ao se submeter a uma bateria de exames no Laboratório Fleury, em São Paulo. “Eles pensam nos mínimos detalhes e proporcionam aos clientes uma experiência memorável, mesmo atuando em uma área que não tem nada de agradável”.
Segundo ela, não é preciso ser designer ou fazer uma pesquisa para ter design de serviço. “Até na barraca de pastel da feira é possível encontrar o design de serviços e, acreditem, o design pode sim mudar o mundo”.
Ela apresentou algumas dicas para introduzir design de serviços nos empreendimentos. E começou destacando a importância de pensar e ter soluções centradas em pessoas e não em clientes ou consumidores.
“É importante ter propostas e valores únicos, proporcionar experiências memoráveis e ter processos diferenciados e integrados”, resume. Para Ellen Kiss, mais do que nunca, a empresa tem que ouvir o cliente e construir um diálogo com ele.
(Informações da Assessoria do Sebrae-MT)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.