Com o anúncio canadense, o Brasil recupera o último mercado que ainda mantinha suspensão ao produto brasileiro, concluindo o ciclo de reaberturas iniciado após o foco da enfermidade, identificado em 16 de maio deste ano. Nos últimos meses, os principais destinos internacionais retomaram gradualmente os embarques de carne de frango do Brasil. Recentemente, a União Europeia anunciou a normalização dos fluxos, movimento seguido por outros mercados estratégicos. Com a decisão do Canadá, esse processo é considerado encerrado.
"A reabertura do Canadá conclui um processo exemplar de gestão sanitária e diplomática. O Brasil atuou com transparência, rigor técnico e agilidade, demonstrando a solidez do seu sistema de defesa agropecuária e a maturidade das suas relações internacionais", afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.
Para a entidade, a conclusão desse ciclo reforça a confiança internacional no sistema sanitário brasileiro e confirma a capacidade do País de gerenciar eventos sanitários de forma técnica, responsável e alinhada às normas internacionais, assegurando previsibilidade, estabilidade e segurança ao comércio global de proteína animal.
"Foi um trabalho altamente coordenado, com liderança do ministro Carlos Fávaro e atuação decisiva dos secretários Luís Rua e Carlos Goulart. O diálogo permanente com os parceiros internacionais e com o setor produtivo foi fundamental para esse resultado", completou Santin.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







