A presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos e por Aplicativo de Mato Grosso (Sindmapp), Solange Menacho, criticou os recursos de segurança oferecido pelas próprias plataformas de corridas. Fala ocorreu durante evento de lançamento do "botão do pânico" pelo governo do Estado. A ferramenta faz parte do programa Vigia Mais Motorista.
LEIA MAIS: motoristas de aplicativos poderão usar botão do pânico a partir desta terça (23)
"Esse [recurso] que as plataformas nos oferece não é viavel porque até o motorista abrir a tela [do celular], achar onde está, vai acionar São Paulo e ligar para o 190, já aconteceu. Agora, esse nosso não, basta o motorista bater na tela e em três segudos o Ciosp já tem condições de enviar a viatura mais próxima", disse.
Conforme a presidente, a ferramenta deve minimizar os crimes praticados, principalmente, contra os motoristas de aplicativos, como os já registrados neste ano, em que três trabalhadores da categoria foram sequestrados, torturados e assassinados.
A redução de crimes contra os motoristas de aplicativo deve ocorrer com a implementação do botão do pânico, junto a outras medidas, como um Projeto de Lei que está sendo discutido na Assembleia Legislativa e o Projeto Sentinela.
Durante o desenvolvimento do Vigia Mais Motorista foram realizadas provas de conceito para aperfeiçoar o sistema, buscando assegurar a segurança para os usuários e testar a melhor resposta por parte da polícia.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.