Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na campanha de atualização do estoque de rebanho do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea).
As informações foram coletadas entre novembro e o início de dezembro. Os números mantêm Mato Grosso na liderança nacional de rebanho, estando bem à frente do 2º colado, o estado do Pará com 25,5 milhões de bovinos.
Os municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara lideram o ranking com maior quantitativo de rebanho bovino. Juntos, os três somam com mais de 3,3 milhões de bovinos. Em seguida aparecem Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã como os maiores criadores de rebanho bovino.
Em comparação com a 1ª etapa da campanha de atualização do estoque de rebanho, realizada em maio, em que Mato Grosso contava com 32,1 milhões de cabeças, foi percebida leve redução de aproximadamente 500 mil animais.
Conforme o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Brandini Néspoli, “essa diminuição se deve principalmente ao aumento no número de abates, e, dentro desse cenário, o crescimento do abate de fêmeas”.
Realizada duas vezes no ano pelo Indea, em maio e novembro, a campanha de atualização de estoque substituiu a de vacinação contra a febre aftosa e serve para nortear o Governo do Estado no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.
SUÍNOS
Dados obtidos durante a campanha de atualização do estoque de rebanho apontam que Mato Grosso possui 1,4 milhões de suínos em criações tecnificadas (criação intensiva), presentes em 101 estabelecimentos rurais, concentrados em 22 municípios.
Tapurah, Nova Mutum e Vera, Sorriso, e Lucas do Rio Verde são os que mais possuem suínos comerciais.
AVES
Na criação de aves comerciais, Mato Grosso conta com um total de 37,1 milhões aves. A criação de galinha para produção de ovos e frango de corte é predominante, e em menor quantidade está a criação de codorna, com 334 mil aves. Todo volume está concentrado em 61 municípios, que reúnem 342 estabelecimentos rurais voltados para a criação de aves.
Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Lucas do Rio Verde são os cinco municípios que reúnem o maior número de aves comerciais.
Os dados completos obtidos pela campanha estadual podem ser acessados no site do Indea.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





