O prefeito de Poconé (104 km de Cuiabá), Atail Marques do Amaral (União), decretou situação de emergência devido à falta de chuva no municípios e às queimadas que atingem a região pantaneira desde o início do mês de outubro. A medida foi publicada nesta quinta-feira (16). Conforme consta no documento, a área queimada estimada já ultrapassa 200 mil hectares.
O prefeito considerou que o período de chuva ainda não se iniciou no município, que as condições climáticas adversas, com ondas de calor que elevam ainda mais a temperatura e reduzem a umidade do ar, tornando-se o ambiente ainda mais favorável para propagação dos incêndios florestais e a necessidade de resposta urgente ao controle de incêndios florestais em áreas legalmente preservadas e não preservadas, com base no levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Além disso, foi considerado que o Corpo de Bombeiros Militar aumentou o emprego do seu efetivo, modificando a escala de serviço para disponibilizar mais militares para atender especificamente o combate aos incêndios.
Portanto, o fogo continua devastando a região pantaneira e atualmente se concentra na região da Rodovia Transpantaneira. Inúmeros animais já morreram com os incêndios.
LEIA MAIS: incêndio chega a Transpantaneira e atinge pousada em Porto Jofre; veja vídeos
O Estado também já decretou situação de emergência ambiental devido aos incêndios que foram classificados pelo vice-governador em exercício, Otaviano Pivetta, como “desastre”.
LEIA MAIS: Pivetta decreta situação de emergência ao classificar incêndios em MT como "desastre"
A previsão é que a chuva deva chegar à região no domingo (19), conforme preve o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e pode contribuir para o controle ou extinção do fogo no Pantanal.
LEIA MAIS: chuva esperada pelos cuiabanos é esperada para este domingo dando trégua ao calorão
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.