Imagem da Internet |
![]() |
Vírus da gripe H1N1 causou pânico em todo mundo em 2009; suspeita-se que surto começou no México |
A morte de uma paciente, na segunda-feira (29), internada em hospital de Cuiabá pode ter sido em consequência do o vírus da gripe H1N1. O laudo deve sair em 30 dias. A informação é da Secretaria Municipal de Cuiabá, que enviou a São Paulo material para análise.
A paciente, de 58 anos, que não teve o nome divulgado, ficou internada há cerca de uma semana no Hospital Jardim Cuiabá. Ela morava na Capital e todas as pessoas que tiveram contato com ela paciente serão investigadas.
“Vamos inventariar o contato da paciente e isso será feito de forma criteriosa. Por isso faremos várias linhas de investigação”, explicou Moema Couto, da Silva, responsável técnica da Vigilância Sanitária.
Moema Couto encaminhou, antes que a paciente viesse a óbito, a notificação obrigatória a Secretaria Estadual de Saúde. Essa aviso é mandado para casos em que quando é detectado em pacientes algum tipo de vírus altamente contagioso.
A Diretoria de Vigilância de Saúde e Ambiente informou que o caso requer muita atenção e que não é descartada a possibilidade da paciente ter morrido por causa do vírus H1N1. Porém, Moema Couto disse que na declaração de óbito consta como causa da morte síndrome respiratória aguda grave.
VÍRUS
A gripe H1N1 ficou conhecida em 2009, no qual a população de vários países ficaram em pânico por causa de um vírus desconhecido. Na época, mais de 100 pessoas no México morreram com o vírus. Acredita-se que o surto tenha iniciado naquele país.
No mundo todo, pensava-se existirem mais de 1.500 pessoas com o vírus. No Brasil, de abril a junho de 2009, cerca de 240 casos do vírus H1N1 foram confirmados pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.