Para impedir visitas clandestinas à Gruta Lagoa Azul, em Nobres (a 146 km de Cuiabá), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) realizou, na manhã desta segunda-feira (5), uma operação no local, após receber diversas denúncias sobre a existência de trilha clandestina.
Segundo o promotor de Justiça Willian Oguido Ogama, o MP também notificou empresas de turismo, condutores e guias para que não realizem ou promovam visitas clandestinas na gruta. No documento, a Promotoria de Justiça ressalta que, se a recomendação não for acatada, o órgão adotará as medidas legais necessárias.
A Gruta Lagoa Azul está localizada no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul e foi interditada há cerca de 20 anos. Em maio, o Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, criado em dezembro de 2014, foi reativado. O conselho é responsável por acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação.
Conforme o promotor de Justiça, existe um inquérito civil em andamento que apura a degradação ambiental por invasão do parque estadual, a indevida utilização de recursos hídricos e a necessidade de intervenção na regularização fundiária da região. “São demandas estruturais e por isso utilizamos ferramentas de litígios estruturais, como agendamento de reuniões entre os agentes envolvidos”, esclareceu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Macêdão 05/09/2022
Atrás do condomínio florais do valle tem um corrego que está sofrendo degradação , corrego Ribeirão do lipa, a nascente fica à uns 340mts do condomínio na mt251 em ambos os lados da posta. Porque será que o ministério público não toma providência?
1 comentários