Mesmo com números baixos de casos de covid-19 em Mato Grosso, o alarde nacional para uma possível nova onda de crescimento do coronavírus, com a descoberta de uma nova variante Ômicron, e clínicas particulares registrando aumento de testes positivos, a situação acende o alerta no Estado. Isso porque, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), mais de um milhão de pessoas ainda não completaram o esquema vacinal da covid-19 e, entre esse volume, existem aqueles que não tomaram nem sequer a primeira dose das vacinas.
Mesmo não havendo um aumento significativo no número dos casos no mês de outubro, o que preocupa no Estado é a baixa cobertura vacinal dos últimos meses. Segundo a SES, não está havendo interesse da população em completar o cartão de vacina contra a covid-19, inclusive em relação a primeira dose, já que muitos ainda se recusam em tomar.
Mais de 300 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 no Estado e pelo menos mais de um milhão não completou o esquema, seja com alguma dose ou a cartela de reforço.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), duas vacinas da Pfizer estão em análise para o combate da variante Ômicron. O processo técnico está na fase final e depois deve ser levado para a diretoria decidir se aprova ou não o uso e qual a classificação de idades para o uso.
Conforme a SES, dos últimos três meses no Estado, agosto foi o que mais apresentou número significativo de casos de covid-19, registrando mais de 12.856 positivados, com 60 mortes.. Em outubro, segundo o boletim epidemiológico da SES, não houve um aumento volumoso e o mês encerrrou com um total de 869 novos infectados, com seis mortes. No entanto, no mês anterior, em setembro, foram registrados 2.924 infectados.
Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou a nova variante Ômicron BQ.1, que já causou a primeira morte em São Paulo, de uma mulher de 72 anos, no entanto, em Mato Grosso não há registro dessa variante ainda.
COBERTURA VACINAL
A cobertura vacinal da segunda dose contra covid-19 em Mato Grosso é de 72,30%. Já em relação à dose de reforço, é de apenas 49,02%.
Em outubro, Mato Grosso recebeu 27 mil doses da Coronavac para vacinação de crianças de 3 a 4 anos. A Capital recebeu 3 mil doses de Coronavac para começar a imunização do grupo de 3 e 4 anos.
LEIA MAIS : Cuiabá começa a vacinar crianças de 3 a 4 anos na segunda-feira
REGISTROS DE CASOS
O total de casos de covid-19 no Estado é 838.842 desde o início da pandemia. Nos últimos 14 dias, foram registrados 46 casos positivos e uma morte por conta da doença.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.