As árvores de Natal de 23% dos cuiabanos terão lembrancinhas ao invés de presentão segundo pesquisa do Sebrae/MT. O levantamento indica que a inadimplência elevada na Capital reduziu o poder de compra dos consumidores que planejam usar as parcelas do 13º salário, férias e demais bonificações para aliviar as contas. Apenas 24% pretendem gastar o mesmo que 2024.
"Caminhamos por uma inadimplência batendo recordes no mercado do varejo. Então, a gente já tem um indicador dizendo que parte da população vai usar desse recurso extra que tem todo o fim de ano, bonificação, enfim, para utilizar para o pagamento disso", falou o gerente da Agência Sebrae em Cuiabá, Júlio Prior, ao HNT TV Entrevista.
LEIA MAIS: HNT TV: Antecipação das compras na Black Friday desacelera consumo no Natal
Os idosos concentram o maior volume de dívidas. Segundo o estudo, 44% da população 65+ está preocupada com as finanças. Entre eles, as mulheres são as mais cautelosas. Cerca de 48% das consumidores estão refletindo mais sobre comprar ou poupar para quitar contas em atraso.
"O consumidor, às vezes, vai ter que fazer uma escolha: incremento o meu presentinho, uma lembrancinha no fim de ano ou regularizo a vida financeira que também precisa de ajustes que eu preciso. O empresário ele tem que ter ciência disse porque se eu tenho uma inadimplência alta, consequentemente, o meu poder de compra e do meu consumidor também vai ser influenciado", ressaltou Júlio Prior.
Embora uma parcela da população esteja cuidadosa, o gerente da Agência Sebrae disse que o cenário não é de recessão econômica. A pesquisa apontou que 53% dos consumidores pretendem gastar mais que no último Natal. As roupas são a preferência de 79%. Em segundo lugar estão os brinquedos - opções favoritas para presentes de 52%.
LEIA MAIS: HNT TV: Natal e Ano Novo em MT serão fartos com gasto médio de R$ 700 nas ceias
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






